Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Crítico

22 de junho de 2015 \\ Bastidores & Política

O deputado federal Luiz Caetano (PT-BA) criticou nesta quarta-feira a rejeição das cotas para mulheres no Legislativo. "A Câmara deu uma demonstração de machismo, mostrando que a maioria da Casa é retrógrada e não aceita que as mulheres conquistem mais poder no País", frisou o parlamentar. A maioria da Casa, no entanto, entende que, se as mulheres desejam chegar ao Congresso têm que fazê-lo em posição de igualdade, sem cotas. “A bancada feminina se reuniu, discutiu, ajustou uma proposta alternativa, conversou com todas as bancadas e esperava que realmente as cotas fossem aprovadas, já que as mulheres são mais de 50% do eleitorado, mas infelizmente prevaleceu a visão machista que impera aqui dentro. Falam muito mal de Cuba, mas estive lá e vi que 48% do parlamento é ocupado por mulheres” salientou Caetano.


 

Reforço na segurança

A Operação São João da Polícia Militar da Bahia contará com 20.731 policiais militares no reforço do policiamento na capital, nas principais cidades onde acontecem os festejos juninos, rodovias estaduais e nas estações de transbordo. No Centro Histórico de Salvador, onde acontece o São João no Pelô 2015, serão empregados 850 policiais militares distribuídos em patrulhas, postos elevados de observação, postos de abordagens (com uso de detectores de metal), barreiras de trânsito nos principais acessos ao evento e com a utilização de viaturas (carros e motos). O 18º Batalhão atuará no Terreiro de Jesus, Largos e Praças (Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’água), nas principais ruas e entorno, com incremento do efetivo de unidades especializadas, inclusive do Batalhão de Policiamento Turístico (Beptur).

 

Grande conflito

Estão a cada dia mais conflituosas as relações do PMDB com o PT, especialmente com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o qual disse que, na opinião dele, PMDB e PT hoje têm mais divergências que convergências. "A gente fica aliado a alguém quando as convergências são maiores que as divergências. Hoje, eu acho que as divergências estão maiores que as convergências", afirmou Cunha, que participou de encontro com empresário do varejo na capital paulista. Houve o Congresso do PT deicidu que deseja manter a aliança com o PMDB e o deputado Cunha havia feito críticas à aliança entre os dois partidos. Ele usou o Twitter para "agradecer" a petistas por vaias e críticas dirigidas a ele exatamente no 5º Congresso Nacional do PT.

 

Há o que comemorar

Dados dos balanços financeiros divulgados pelos governos e publicados na Folha de São Paulo, apontam que, apesar da crise econômica e dificuldade de arrecadação, a Bahia foi o único estado que apresentou um crescimento de 45,3% no investimento, enquanto os demais atingiram queda de até 97%. O deputado estadual Alex Lima (PTN) comemorou os números e atribuiu a situação à gestão do governador Rui Costa (PT). “Entre as dez maiores economias do país, somente a Bahia foi na contramão e elevou o volume de investimentos este ano Fico feliz em saber que temos um governador com capacidade de gerenciamento e que a Bahia tem feito a sua parte, seguindo pelo caminho certo”, disse o deputado.  


 

Debate

Estudantes da Universidade Federal da Bahia promoveram o debate sobre o projeto de lei 4330/2004 da terceirização, aprovado pela Câmara dos Deputados. Confirmaram presença o relator da proposta, deputado federal Arthur Maia, e o juiz do Trabalho e professor universitário, Rodolfo Pamplona. O evento foi no auditório da Faculdade de Direito, a partir das 9h00. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) contou com uma unidade dentro do SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão -, do Shopping Barra, em Salvador. A unidade ofereceu os principais serviços realizados na sede, no Ogunjá, como registro de profissionais e empresas, segunda via e emissão da carteira provisória, alteração cadastral, visto, regularização de notificações, certidões (de acervo técnico, especial e de registro e quitação), entrega de documentos e consultas diversas.

 

Importante

O Festival Internacional do Chocolate, realizado em Ilhéus pelo sétimo ano consecutivo, foi um importante evento não somente para a realização de negócios, mas também para se discutir, refletir e buscar mais investimentos para toda a cadeia produtiva do cacau.

Bastidores & Política