Símbolos do Natal

17 de janeiro de 2019 \\ O Bispo

Mais alguns dias e estaremos celebrando o Natal deste ano. Para vivenciar melhor esse acontecimento, nos servimos de diversos símbolos. Precisamos conhecer o sentido de cada um. Entre outros, destacam-se os seguintes:

A COROA DO ADVENTO anuncia a preparação para o Natal. Feita com ramos verdes e quatro velas, convida-nos a permanecer acordados, numa atitude de vigilância e espera de Jesus que vem, a cada domingo acende-se uma vela. As quatros velas simbolizam as quatro semanas do Advento e, também, os quatro pontos cardeais (todos os povos do  mundo), onde deve chegar a mensagem de Jesus.

A ESTRELA DE BELÉM simboliza a luz de Deus que guia nossos passos ao encontro do Salvador. Ela guiou os reis Magos do Oriente até Belém, onde estava Jesus. A estrela nos ensina que devemos aprender a ler e seguir os “sinais”que Deus coloca em nosso caminho, pois eles nos levarão ao encontro com Jesus, que dá sentido à nossa vida.

O ANJO anuncia aos pastores a notícia do nascimento do Salvador. Quando aparece, a glória de Deus ilumina o local e os pastores ficam com medo. Mas o anjo acalma aqueles corações  simples e anuncia-lhes a paz. Os pastores se enchem de alegria e vão visitar o Menino Jesus. Que neste Natal, possamos abrir nosso coração para a Boa Nova, que vem transformar nossas vidas. 

O PRESÉPIO.  O termo vem do latim (praesaepe), local onde se recolhe o gado, curral ou estábulo. O fato de Jesus ter nascido num presépio não foi por acaso. Ele nasceu ali, porque “não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,7). Por isso, o presépio simboliza a rejeição que Jesus sofreu. Mas, também, simboliza o aconchego dos animais domésticos, a simplicidade, a humildade e a pobreza. 

A ÁRVORE DE NATAL, simboliza a fé perseverante que não perde a vitalidade mesmo nos momentos mais difíceis. O pinheiro mantém sua folhagem verde durante o inverno mais rigoroso. Assim são todos aqueles que acolhem Jesus no Natal. Como diz o Salmo 1: “O justo será como a árvore plantada à beira  d’água, que dá o seu fruto no seu tempo e suas folhas não cairão”.

AS BOLAS DE NATAL, penduradas na árvore de Natal, simbolizam os frutos, as boas obras que o cristão deve praticar: perdão, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, justiça, fraternidade, fidelidade, modéstia, autodomínio... É com esta certeza que desejo a você um abençoando Natal com Jesus em sua vida e em sua família.

O Bispo