• Caruru de Santa Bárbara reúne milhares de pessoas em Feira de Santana

Caruru de Santa Bárbara reúne milhares de pessoas em Feira de Santana

04 de dezembro de 2016 \\ Cultura

No dia 4 de dezembro é celebrado o Dia de Santa Bárbara. Uma santa mártir da Igreja Católica, que viveu e morreu professando a sua fé. Padroeira dos bombeiros e protetoras dos raios e trovões, no candomblé ela é representada pelo orixá Iansã, é rainha dos ventos, raios e tempestades e sua cor é o vermelho.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em Feira de Santana, a festa em homenagem a santa, já uma tradição e reúne dezenas de devotos. A celebração une as diversas religiões e é marcada pelo tradicional caruru que é servido anualmente no Centro de Abastecimento. Este ano o caruru, foi realizado no último sábado (3) e foi marcado por muita beleza, fé, religiosidade e harmonia.

Feito com sete mil quiabos, o caruru foi servido para três mil pessoas. Entre comerciantes, adoradores da santa e comunidade em geral. Delorme Martins, administrador do Centro de Abastecimento falou sobre a importância da festa na agenda festiva da cidade e de acordo com ele é um momento que integra todos aqueles que admiram Santa Bárbara.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Temos cerca de 40 pessoas envolvidas na organização da festa. Desde o preparo do caruru e organização. Tudo é muito bem limpo e higienizado e este ano fizemos o caruru no restaurante popular. Contamos com o apoio de nutricionistas, da prefeitura e principalmente dos comerciantes do Centro de Abastecimento", afirmou.

Hildete Pereira, de 69 anos, que faz aniversário no dia de Santa Bárbara, contou que de desde que se entende por gente é devota da santa. Ela faz questão de participar da festa todos os anos e destaca que Santa Bárbara é adorada por toda a sua família.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu nasci no dia dela. Santa Bárbara significa tudo para mim. Ela é a paixão da minha vida", revelou.

Segundo o padre Luz Rodrigues que participou da celebração da missa, Santa Bárbara foi martirizada pela sua fé. Ela professou o amor de Jesus e o Reino de Deus.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Uma cristã que acreditou na proposta de Jesus. Na construção de um reino de justiça e paz. Ela professou essa fé, com a própria vida. Foi martirizada por colocar no coração e na consciência das pessoas que o batismo cristão é o compromisso com Jesus. Ele que está presente no mundo na nossa vida", acrescentou.

A festa de Santa Bárbara reuniu baianas, comerciantes aproveitaram para vender bebidas e houve muita alegria, música, dança e samba de roda.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE