• PMFS: Mais higiene no comércio de peixes no Centro de Abastecimento

PMFS: Mais higiene no comércio de peixes no Centro de Abastecimento

16 de maio de 2018 \\ Geral

Os permissionários do galpão de peixes, que será inaugurado no Centro de Abastecimento, concluíram o treinamento sobre legislação sanitária e proteção à saúde do consumidor. Foi realizado em módulos, em parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Unifacs e a Associação dos Comerciantes e Trabalhadores do Centro de Abastecimento.

Eles participaram de oficinas, que tiveram como temas "Controle Higiênico, Sanitário e Manipulação de Alimentos - Modulo Teórico e Prático", no Campus Getúlio Vargas da Unifacs. Entre permissionários e colaboradores foram treinadas 36 pessoas.

Espaço requer outra postura dos comerciantes

“Os permissionários atenderão às determinações das autoridades sanitárias, bem como à Portaria 304, do governo federal, que obriga os comerciantes a oferecer à clientela os produtos de origem animal devidamente resfriados”, disse o titular da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior.

Para ele, o novo espaço de vendas, que deverá ser entregue brevemente, requer nova postura entre os comerciantes, principalmente no tocante à manipulação e à higiene. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Por isso, os comerciantes devem se adequar a esta postura”.

A capacitação foi ministrada pela professora de Direito Kesia Magalhães (foto), que também coordena o Programa de Integração Social da Unifacs – Integra. Alunos dos cursos de publicidade e propaganda, arquitetura, enfermagem, fisioterapia, logística também participaram dos treinamentos, recepcionando os feirantes, e também das dramatizações.

Comerciantes receberam aulas teóricas e práticas

O treinamento contou, ainda, com a supervisão técnica da professora Jociene Oliveira, que é nutricionista e coordena o curso de nutrição da Unifacs.

Os comerciantes tiveram aulas teóricas e também foram realizadas demonstrações práticas. A técnica de lavagem das mãos foi demonstrada em um dos laboratórios da UNIFACS e os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática as orientações sobre o procedimento em conformidade com as determinações da Anvisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE