• Projeto que institui Dia Nacional da Capoeira é aprovado na Comissão de Cultura

Projeto que institui Dia Nacional da Capoeira é aprovado na Comissão de Cultura

23 de outubro de 2018 \\ Geral

Foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados,  o Projeto de Lei 7536/2010, que institui 15 de Julho como o Dia Nacional da Capoeira, a ser comemorado em todo território nacional.

Autor do Projeto, o deputado federal baiano, Márcio Marinho comemorou o avanço do projeto na Casa . “A capoeira já é oficialmente reconhecida pelo  IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, do Ministério da Cultura, como patrimônio cultural brasileiro. Agora, nada mais justo que tenhamos também uma data que se comemore oficialmente esse patrimônio”, destacou.

Marinho lembrou que a capoeira se desenvolveu no Brasil, através dos africanos, que passaram a exercitar formas de luta para resistir, cultural e fisicamente, aos abusos da sociedade escravocrata brasileira. Os primeiros registros do nome capoeira datam dos séculos XVIII e XIX, nas cidades de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

“Apesar de ter sido desenvolvida em nosso país, a  capoeira enfrentou  preconceitos  racial e social ao longo de sua trajetória, o que impediu, por muito tempo, seu reconhecimento cultural.  Com muita luta, esse patrimônio se manteve de pé, e hoje percorre o mundo através de mestres e contra-mestres que ensinam  seus movimentos ágeis e graciosos”, destacou.

Marinho lembrou que a capoeira atualmente é considerada um dos principais esportes nacionais e explicou que a escolha da data deve-se ao fato do dia 15 de julho ter sido o dia que o IPHAN registrou a capoeira como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

O projeto agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde será analisado sua constitucionalidade. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE