• Eunápolis: Preso por receber propina, agente de presídio é chamado para apresentar defesa

Eunápolis: Preso por receber propina, agente de presídio é chamado para apresentar defesa

13 de novembro de 2018 \\ Geral

Preso em flagrante ano passado quando recebia R$ 5 mil de propina, cobrada para transferir um detento de uma ala para outra do Conjunto Penal de Eunápolis (CPE), o coordenador de Segurança da unidade, Sydiney de Aguiar Almeida, foi convocado para, no prazo de 15 dias, comparecer no prédio da Seap, na antiga Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, para apresentar defesa escrita no processo administrativo disciplinar, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13).


De acordo com o edital de citação, há indícios de que, no dia 16 de março de 2017, "na qualidade de Coordenador de Segurança do Conjunto Penal de Eunápolis, teria constrangido o preso Antônio dos Reis de Jesus, mediante grave ameaça transmitida via mensagem de WhatsApp, a lhe entregar a quantia de R$ 5 mil para não transferi-lo do ‘seguro’ para o pátio do referido estabelecimento penal, onde possivelmente seria vítima de agressões por parte de integrantes de facção criminal rival, o que não se consumou por circunstâncias alheias a sua vontade”.


À época, um mandado de busca e apreensão também foi cumprido na residência de Sydiney de Aguiar. A operação resultou de um esforço conjunto das instituições envolvidas para coibir irregularidades no sistema penitenciário baiano. As diligências contaram com a participação da Inteligência Penitenciária e do Grupo de Operações Penitenciárias (Geop), que integram a Seap.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE