• Novembro Azul: Arimateia se pronuncia sobre o crescimento de câncer de próstata no Brasil

Novembro Azul: Arimateia se pronuncia sobre o crescimento de câncer de próstata no Brasil

20 de novembro de 2018 \\ Geral

Um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Preocupado, o deputado Estadual José de Arimateia (PRB-BA), que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, utilizou o Plenário da Casa na tarde desta quarta-feira (14), para lembrar sobre a Campanha “Novembro Azul”. A mobilização procura advertir a população masculina sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de próstata – segunda causa mais comum de morte por câncer em homens no Brasil.

Durante o pronunciamento, o republicano lembrou que no próximo dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e salientou a necessidade dos homens também zelarem pela saúde. No ensejo ele aconselhou ainda que a partir dos 45 anos de idade as pessoas do sexo masculino devem procurar o urologista e realizar exames específicos, sobretudo porque, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando os sinais surgem geralmente já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Segundo informações do Ministério da Saúde as estimativas ainda apontam 68.220 novos casos da doença em 2018, com mais de 14 mil óbitos. “A mensagem que eu gostaria de deixar aqui hoje é que medo, preconceito e falta de informação podem matar. A prevenção pode salvar a sua vida hoje”, advertiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE