• Dia do Gari é comemorado com sessão solene e homenagens

Dia do Gari é comemorado com sessão solene e homenagens

29 de maio de 2019 \\ Geral

O Dia do Gari é comemorado em 16 de maio, mas a festa para a categoria aconteceu na noite desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal, com uma palestra sobre a importância dos profissionais para a cidade e homenagens àqueles que se destacam na atividade. A iniciativa foi do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha) e os homenageados foram escolhidos pelos próprios vereadores.


“Foi em 11 de outubro de 1876 que o Ministério Imperial firmou contrato com o francês Pedro Aleixo Gary, com o objetivo de organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Daí, então, o termo gari, que teve sua origem no referido sobrenome”, contou Técio Costa de Oliveira, gerente operacional da Sustentare Saneamento. O palestrante, que tem 19 anos trabalhando com os garis, ficou lisonjeado em representar a categoria.


Segundo Técio Costa, são mais de 600 profissionais distribuídos na cidade, realizando os mais diversos serviços de limpeza, que vão desde a coleta de lixo das residências, à varrição, capinação, limpeza de córregos e até recolhimento de animais mortos. “São esses profissionais, homens e mulheres, faça chuva ou faça sol, que nos 365 dias do ano estão diariamente cuidando da limpeza de nossa cidade e de nossa saúde”, enfatizou.


Em sua palestra, ele destacou ainda que todos os eventos realizados na cidade têm a participação ativa dos garis: Micareta, Festividades de Juninas nos Distritos, Expofeira, Natal e todas as demais programações do município. “São eles os primeiros a entrar e são os últimos a sair”, afirmou Técio Costa, agradecendo o reconhecimento da Câmara Municipal a pessoas que muitas vezes eram tratadas como invisíveis.


“É com muita alegria que estamos nesta noite homenageando um profissional de extrema importância para a população”, afirmou o vereador lulinha, ao saudar os homenageados e convidados para a sessão solene. Segundo ele, a profissão de gari vem evoluindo, e hoje estes profissionais não se limitam apenas à coleta do lixo, mas à realização da limpeza geral, desenvolvendo um trabalho de excelência, além de contribuir para saúde da população.


Lulinha destacou o projeto da empresa Sustentare, realizado em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), visando a alfabetização dos garis – o ALFAGARIS, cuja primeira turma concluiu o curso em fevereiro de 2018. O vereador falou ainda sobre a Lei 3.130/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas terceirizadas contratadas pelo município destinarem 30% das vagas para mulheres.


Durante a solenidade foram homenageados os garis André Gonçalves de Jesus (Aldney Bastos – Neinha), Francisco Gomes da Silva (Antônio Carlos Passos Ataíde – Carlito do Peixe), Elson Freitas Lima (Cadmiel Mascarenhas Pereira), Maria José dos Santos Conceição (Cíntia Daltro Machado), Tatiane dos Santos Duarte (Edvaldo Lima dos Santos), Diana Ferreira Pio (Fabiano Nascimento de Souza – Fabiano da Van).


Também foram contemplados Antônio Alves dos Santos (Gerusa Maria Bastos Sampaio), Diana Barbosa Ribeiro (Gilmar Amorim de Oliveira), Cândido Pereira Fonseca (Isaías dos Santos – Isaías de Diogo), José Sacramento (João dos Santos – João Bililiu), Gilsa Bastos Araújo (José Carneiro Rocha), Roberto Carlos Santos Alves (José Marques de Messias – Zé Curuca), Roque Santana Amorim (Luiz Augusto de Jesus – Lulinha).


Entre os homenageados ainda Cícero José Lira da Silva (Luiz Ferreira Dias – Luiz da Feira), Antônio Marcos dos Santos França (Marcos Antônio dos Santos Lima), Joilson Ferreira de Jesus (Robeci da Silva Lima – Robeci da Vassoura), Nivaldo Campos Ribeiro (Roberto Luís da Silva Tourinho). Eles receberam ainda a homenagem do secretário de Serviços Públicos,  que fez um pronunciamento, em nome do prefeito Colbert Martins, enaltecendo o trabalho dos profissionais.


As homenagens da Câmara Municipal foram extensivas ao secretário Justiniano França, diretor de Limpeza Pública Antônio Francisco Rosa, chefe da Divisão de Limpeza Pública João Batista de Almeida Júnior, coordenador de Operações Especiais da empresa Sustentare Saneamento Rubens Mário Ferreira Matos, coordenador de Varrição Paulo Ferreira de Brito e a agente de limpeza Rosimeire Miranda Ferreira.


A Mesa de Honra foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha, ao lado do vereador licenciado e secretário Justiniano França, representando o prefeito Colbert Martins, Monsenhor José Nery, representando o Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni, e o palestrante. Após a exibição de um vídeo com depoimentos de garis sobre a profissão, o presidente do Sindicato dos Garis, Rosalvo Ferreira Menezes, usou a tribuna para pedir o apoio dos vereadores para a categoria.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE