• Centro de Controle Operacional de transporte público é apresentado a Colbert Filho

Centro de Controle Operacional de transporte público é apresentado a Colbert Filho

19 de julho de 2019 \\ Geral

Ferramenta que vai viabilizar a modernização do transporte público nos seus diferentes modais de mobilidade e do trânsito de Feira de Santana, o Centro de Controle Operacional, que está em adiantado processo de construção, foi apresentado ao prefeito Colbert Filho na manhã desta sexta-feira, 19.

O equipamento, que está sendo construído na avenida Rio de Janeiro, na Pedra do Descanso, vai acompanhar em tempo real todas as situações que influenciem negativamente este setor. Será um sistema de fiscalização de alto desempenho com respostas rápidas.

“Estamos implantando um sistema tecnologicamente avançado que vai significativamente melhorar toda a mobilidade urbana no nosso município”, afirmou Colbert Filho. A sua amplitude será bem maior do que atender apenas as demandas do BRT, a qual o sistema está relacionado.

O prefeito ainda afirmou que o CCO, denominação provisória do espaço, é resultado de um grande esforço que vai impactar e atender a busca da eficiência de todo o sistema de transporte público – ônibus, táxis, mototáxis e vans que fazem o transporte distrital.

O CCO, que vai linkar o sistema de câmeras da Seprev (Secretaria de Prevenção à Violência) e usar um conjunto próprio destes equipamentos também poderá ser usado pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. No local será instalado um ‘gabinete de crise’, onde as demandas emergenciais serão debatidas e soluções tomadas.

“Toda gestão do transporte público será feita no CCO, cujos olhos eletrônicos terão grande abrangência”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo. “Este espaço será uma dos mais modernos do nordeste”, disse o secretário de Planejamento, Carlos Brito.

O sistema será operado por 16 servidores da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) e da SMTT, que já estão em treinamento. Eles observarão o sistema em tempo real, num telão formado por dez televisores de 55 polegadas. Entre outras atribuições, operarão o semáforo inteligente, que vai aumentar a fluidez no trânsito, principalmente no corredor do BRT.

Para o secretário de Gestão e Convênios, Ozeny Moraes, além colaborar para aumentar a eficiência no transporte, a implantação do sistema de monitoramento por câmeras também vai impactar positivamente na segurança pública, principalmente nos terminais de embarques e desembarques.  

Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e de Comunicação, Valdomiro Silva.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE