• Governo do Estado  amplia oferta de diagnóstico por imagem com novos tomógrafos na capital

Governo do Estado amplia oferta de diagnóstico por imagem com novos tomógrafos na capital

08 de janeiro de 2019 \\ Governo

O Governo do Estado fortalece o serviço de tomografia para atendimento à população baiana por meio da instalação de dois novos tomógrafos em hospitais de Salvador. Um dos equipamentos, instalado no Hospital Manoel Victorino, foi inaugurado nesta terça-feira (8), pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. O segundo aparelho, instalado no Hospital Eládio Lasserre, será inaugurado na manhã de quarta-feira (9). O investimento total para implantação dos equipamentos foi de R$ 3,3 milhões.

Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, os novos equipamentos ampliam o número de cirurgias e asseguram um diagnóstico ainda mais preciso. “Todas as cirurgias complexas de ortopedia no estado são encaminhadas para o Manoel Victorino e aqui não havia tomografia computadorizada. Com esta máquina, que é a mais avançada do Brasil, será possível realizar cirurgias complexas com o uso de novos tipos de próteses e de materiais que trarão resultados mais rápidos e eficientes do que nós estávamos fazendo até aqui”, explica.

O secretário ainda destacou que o equipamento instalado no Hospital Eládio Lassere irá permitir o aumento da complexidade do atendimento na unidade. Localizado em Cajazeiras, o hospital possui terapia intensiva e conta com 80 leitos de internação. “São dois equipamentos que oferecem mais qualidade na prestação do serviço de saúde à população. Ao longo deste ano prosseguiremos fazendo novos investimentos e trocando equipamentos não só em Salvador, mas em todo o interior do estado”, garante.

O diretor-geral do Hospital Manoel Vitorino explica que o equipamento é essencial para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes internados na unidade. No hospital são realizados 150 atendimentos ambulatoriais em ortopedia de alta complexidade por dia. “A tomografia é de fundamental importância na ortopedia porque além de trazer mais celeridade na marcação da cirurgia, o pré-operatório dos pacientes que têm uma fratura grave tem um ganho importante, que impacta em uma alta mais precoce. É um ganho significativo, pois agora não precisaremos encaminhar nossos pacientes para realizar exames de imagem em outra unidade”. 

O novo tomógrafo tem capacidade para realizar 1.200 exames de imagem, e, além dos pacientes das unidades em que estão instalados, irão atender pessoas de várias partes do estado, desde que sejam encaminhadas via Central de Regulação.

Fonte: GovBa 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE