• Governo entrega pavimentação na BA-534 e reforça segurança em Salinas da Margarida

Governo entrega pavimentação na BA-534 e reforça segurança em Salinas da Margarida

16 de outubro de 2016 \\ Municípios

Com aproximadamente 15,5 mil habitantes, o município de Salinas da Margarida, no Recôncavo baiano, foi contemplado com um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). O governador Rui Costa, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, entre outras autoridades, inauguraram, neste sábado (15), o mais novo equipamento de segurança da região, construído e equipado com a proposta de integrar e fortalecer os trabalhos das polícias Civil e Militar, representando um investimento estadual da ordem de R$ 3,3 milhões.

Durante visita a Salinas, o governador, acompanhado do secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, também inaugurou os 27,8 km da BA-534, do entroncamento da BA-001 até a Enseada do Paraguaçu. "Nós, baianas e baianos, podemos ter orgulho do nosso estado. A Bahia é um dos seis estados brasileiros que estão pagando as suas contas em dia e fazendo investimento como a pavimentação de estradas e a construção de Diseps", afirmou o governador.

Salinas
                                                                                                                                   Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Este é o décimo Disep entregue pelo atual governo em um ano e meio. Além de recepções para atendimento ao público, setores administrativos, alojamentos masculino e feminino, os distritos integrados dispõem de celas, sanitários, salas para capacitação, copas, entre outras dependências. "Para a segurança pública melhorar precisamos integrar as polícias Civil e Militar. Por isso, estamos construindo Diseps como este em várias regiões do estado", disse Rui.

Na opinião do delegado geral adjunto da Polícia Civil, Gildécio Souza, ter as duas corporações da segurança pública num mesmo espaço facilita o trabalho conjunto, “o atendimento à comunidade, os serviços de investigação, policiamento ostensivo, cada função que estas instituições têm".
Para o tenente coronel PM Adalberto Piton, comandante do 14º Batalhão da PMBA, responsável pelo policiamento na região, "o impacto [do Disep em Salinas] é muito positivo porque facilita o cumprimento dos ditames do programa Pacto Pela Vida, em que as polícias de forma integrada buscam reduzir os índices de homicídios e crimes contra o patrimônio. Toda a comunidade ganha com essa integração".

Pavimentação

Salinas


Os quase 28 quilômetros da BA-534, que partem do entroncamento da BA-001 até a Enseada do Paraguaçu, foram totalmente pavimentados e receberam nova sinalização horizontal e vertical. Sete cidades da região foram contempladas com a obra, entre elas, a turística Salinas da Margarida, que teve revitalizados o píer e a principal via da cidade, a Avenida Getúlio Vargas.

Esta foi a 18ª obra de pavimentação entregue pelo governador desde o início da sua gestão. Ele conferiu de perto o resultado dos trabalhos. "A estrada está muito bonita, de qualidade. Isso é bom para o turismo dessa região, que é uma das mais bonitas do nosso estado", enfatizou Rui. Para quem vive às margens da BA-534, como o agricultor Gerson Oliveira, de 56 anos, morador do distrito de Pirajuí, que pertence ao município de Jaguaripe, a obra valorizou as propriedades. "Era tudo esburacado isso aqui. Agora, ficou melhor".

Turismo e Bahia Produtiva

Também foram beneficiados os municípios de Conceição de Salinas, São Roque do Paraguaçu, Nazaré, Itaparica, Vera Cruz e Maragojipe. Morador de Salinas da Margarida, o taxista Rosenildo Conceição, 32, percorre o trecho recuperado diariamente. Para ele, além de diminuir os custos com a manutenção do veículo, as viagens se tornaram mais seguras e confortáveis para os turistas. "Era um sofrimento essa estrada cheia de buraco. Acabei com um carro rodando nessa estrada. O dinheiro que eu ganhava era para dar manutenção no carro. O passageiro andava revoltado, cheio de dor com a buraqueira que estava aí. Agora, está ótimo. O passageiro anda [viaja] dormindo. Está satisfeito".

Salinas 

Ainda em Salinas, o governador assinou um convênio no âmbito do Programa Bahia Produtiva, na área socioambiental, no valor de R$ 195 mil reais, beneficiando 20 famílias. O governador Rui Costa observou que o convênio assinado hoje é para apoiar as marisqueiras, para que qualifiquem o trabalho.

"A Bahia tem o maior número de famílias que vivem da agricultura, da pesca e da maricultura. São 700 mil famílias, ou seja, 3 milhões de baianos. É impossível pensar na Bahia sem pensar nos pequenos. Com esse apoio que estamos dando, o comércio fica mais forte e a economia das cidades melhora". O programa é uma ação do Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia. 

Repórter: Jhonatã Gabriel

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE