• Ciro Gomes chega hoje à Bahia com o apoio de Caetano Veloso e entusiasmo da militância do PDT

Ciro Gomes chega hoje à Bahia com o apoio de Caetano Veloso e entusiasmo da militância do PDT

31 de outubro de 2017 \\ Política

O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República, desembarca na Bahia às 12h desta terça-feira (31/10) num clima de entusiasmo por parte da militância e com o apoio declarado do cantor Caetano Veloso, um dos principais expoentes da música baiana e nacional. Além disso, os simpatizantes de Ciro avaliam que ele vem crescendo nas pesquisas, já que algumas amostragens já o colocam, de forma consolidada, como o segundo colocado quando o ex-presidente Lula não está na disputa.

Ciro será recebido no aeroporto pelo deputado federal Felix Júnior (presidente estadual do PDT), lideranças e militantes do partido, e depois segue para almoço e dá inicio a uma extensa agenda em Salvador e Feira de Santana. Nesta terça, às 18h30, na Faculdade de Direito da UFBA, ele faz palestra sobre ‘Análise do Cenário Econômico Brasileiro: saídas para a crise e a contribuição da universidade pública’. Antes, o presidencial concede entrevista à TV Educativa.

Amanhã, quarta-feira (01/11), às 8h o pedetista concede entrevista a Mario Kertész, na Rádio Metrópole FM, às 11h na TV Aratu, e depois almoça com lideranças e correligionários do PDT baiano. Ciro viaja para Feira de Santana às 16h, onde tem outra palestra marcada na UEFS, às 18h30. O retorno a Salvador está previsto para as 21h.

Expectativa de crescimento

A vinda de Ciro à Bahia é aguardada com muita expectativa pela militância, que aposta no crescimento do pedetista a partir da sua maior exposição na mídia e a difusão de suas ideias. Na sua pré-campanha, Ciro tem conseguido construir um cenário importante, com o debate no meio acadêmico, posicionando-se com firmeza sobre o momento difícil em que vive o país e apontando caminhos para a saída da crise, como ele mesmo diz “ética, moral e econômica”.

Mas essa expectativa sobre a presença de Ciro Gomes está refletida também na procura das pessoas para participar do evento na UFBA. Tão logo a vinda dele foi confirmada, a busca por uma vaga para assistir a palestra e ter direito a certificado foi muito grande, fato que deverá acontecer até a hora do evento, conforme a movimentação de simpatizantes nas redes sociais.

De acordo com informações dos organizadores, o evento na Faculdade de Direito na UFBA vem tendo ampla repercussão, com mais de 1.500 inscritos em apenas um dia. Em Feira de Santana, no auditório da UEFS, estima-se que a palestra de Ciro seja acompanhada por mais de 2 mil pessoas.

Crescendo nas pesquisas e mais experiente, Ciro Gomes usará seus conhecimentos para ser um diferencial entre os outros concorrentes ao Palácio do Planalto em 2018. É justamente esse diferencial que tem animado a militância pedetista na Bahia. “Ciro é um pré-candidato com um discurso consistente e que sabe discutir os problemas do país. O que ele tem feio nas universidades, colocando os problemas do pais e apontando saídas é muito importante. Por isso, acredito que quando todos tomarem conhecimento desse discurso ele vai crescer mais ainda”, disse Desidério Melo, membro da executiva estadual e pré-candidato ao Senado indicado pelos movimentos sociais do PDT na chapa do governador Rui Costa.

Os pedetistas trabalham também com a possibilidade do ex-presidente Lula não conseguir viabilizar a sua candidatura, o que poderia acontecer uma aliança com os petistas, ou, no mínimo, Ciro herdar parte dos votos. Na pior das hipóteses, os aliados avaliam que o crescimento de Ciro pode acontecer também durante a campanha, com os debates e o horário eleitoral. “Ele é muito bom de debate, por isso entendo que, em caso de ele confrontar com Bolsonaro, por exemplo, vai poder estabelecer a diferença para o eleitor pela sua capacidade e conhecimento de causa”, disse Aldo Queiroz, presidente da Executiva Municipal de Salvador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE