• Deputado Arimateia promove Audiência Pública para debater a Anemia Falciforme na Bahia

Deputado Arimateia promove Audiência Pública para debater a Anemia Falciforme na Bahia

09 de novembro de 2017 \\ Política

No mês em que se celebra também o “Novembro Negro”, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), irá promover nesta quinta-feira (dia 9), às 14 horas, na Sala Herculano de Menezes, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Audiência Pública para discutir sobre a Rede de Assistência à Pessoa com Doença Falciforme: Ações e Articulações dos Três Entes Federados. A anemia falciforme, doença genética e hereditária atinge predominantemente a população negra.

O idealizador da cerimônia ressaltou a questão da Bahia possuir a maior população negra do país, segundo o IBGE, 76,6% de pessoas autodeclaradas, possui a maior quantidade de incidências da doença. Atento as questões que acometem a comunidade baiana, o republicano lembrou a necessidade extrema da aprovação do Projeto de Lei de 22.541/2017, de sua autoria, para instituir no Estado, o Programa de Prevenção de Agravos, Diagnóstico, Assistência Médica Integral e Orientação Educacional às Pessoas com Doenças Falciforme.

“É importante salientar que de cada 650 crianças que nascem na Bahia, uma apresenta a anemia falciforme. A Audiência Pública que iremos realizar nesta quinta-feira foi pensada como forma de discutir essa doença que causa imenso sofrimento para esses pacientes que precisam de ainda mais atenção e cuidado”, explica o parlamentar.

A enfermidade se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de uma foice, e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. A anemia falciforme causa, entre outros sintomas, fortes dores, fadiga intensa, feridas nas pernas, tendência a infecções, além de problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE