• Deputado José de Arimateia apresenta balanço das atividades no ano de 2018

Deputado José de Arimateia apresenta balanço das atividades no ano de 2018

02 de janeiro de 2019 \\ Política

Um ano de trabalho assíduo, resultados significativos, marcado pela vitória nas eleições com 65.946 votos de confiança, além de diversas honrarias em reconhecimento da sua atuação parlamentar. Assim, o deputado Estadual José de Arimateia (PRB-BA) classificou o ano de 2018. Com a finalidade de prestar contas ao povo baiano, o parlamentar que segue para o quarto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), apresentou ao povo baiano um balanço referente às suas atividades durante todo esse ano. Neste contexto, fizeram parte do trabalho do republicano Sessões Especiais e Ordinárias, Audiências Públicas, Emendas Parlamentares no Orçamento do Estado, Moções, Indicações, além de apresentar sete projetos de Lei, sendo três aprovados.

O deputado José de Arimateia acredita que a retrospectiva de suas ações é de extrema importância para fazer perdurar prioridades em seu mandato, como, a transparência, seriedade e compromisso com os baianos. Para o republicano, o balanço é também significativo na perspectiva de gerar uma reflexão para um melhor planejamento nos anos consecutivos. “Como legislador, sigo empenhado com as bandeiras que defendo, especialmente no cumprimento de políticas públicas para os jovens e idosos. Continuarei trabalhando com afinco pela democratização da saúde, como também lutando pelos direitos dos animais”, garantiu.

Mesmo em ano eleitoral, o parlamentar, como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, não mediu esforços para provocar o debate sobre questões do setor que afetam diretamente à população baiana. Neste contexto, o republicano realizou uma série de encaminhamentos após ações e Audiências Públicas de temáticas como, lúpus, H1N1, saúde digestiva, incontinência urinária e o 1º Congresso Baiano de Óptica e Optometria.

Na luta pela Saúde Pública de qualidade no estado, o deputado José de Arimateia colocou, esse ano, em pauta um tema que urge por resolução a “Regulação X Resolutividade na Saúde na Bahia”.  A cerimônia contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas. No ensejo José de Arimateia cobrou esclarecimentos ao titular da pasta. Para o parlamentar embora a Central Estadual de Regulação (CER) tenha sido criada para facilitar, trazendo um atendimento democrático ocorre no entanto um serviço sem resolutividade. “Não me ponho aqui na posição de julgar, pois entendo que a saúde não deve ser bandeira partidária, e sim humanitária. O meu único objetivo é continuar discutindo exaustivamente o tema para que, juntos, encontremos uma solução para uma melhor assistência aos baianos”, disse Arimateia.

A causa do idoso também é uma prioridade no mandato de Arimateia. Em 2018, o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA, foi eleito por unanimidade pelos parlamentares que compõem o Colegiado, como coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso.

O deputado José de Arimateia intensificou as discussões no Plenário da Casa acerca da relevância do Fundo Estadual do Idoso. O parlamentar foi relator do Projeto de Lei do Poder Executivo, que já foi aprovado desde 2013 pela Casa Legislativa. O PL objetiva instituir a Política Estadual da Pessoa Idosa, por meio da Lei 12.925. No seu primeiro mandato na Casa (1999-2003), ele chegou a sugerir a criação da Delegacia do Idoso em Salvador, que passou a atuar à favor da terceira idade em 2006. Ele ainda solicitou através da Indicação 18.698/2011, a criação do Instituto do Idoso. O objetivo é promover a integração da população da terceira idade, oferecendo atividades lúdicas e culturais, promovidas por profissionais de áreas diversas, que reforcem sua capacidade de se incluir na sociedade.

Uma bandeira também defendida com veemência pelo parlamentar é a causa animal. Em celebração ao Dia Nacional dos Animais, comemorado anualmente no dia 14 de março, o deputado realizou pelo quarto ano consecutivo, no estacionamento da ALBA, uma Feira de Adoção Animal. A mobilização é pioneira, pois nenhuma outra Assembleia Legislativa do Brasil havia realizado uma ação semelhante antes. A iniciativa permitiu que muitos animais passassem a ter um lar em decorrência ao alto índice de adoção.

Em 2018, o parlamentar promoveu e participou de diversas Sessões Especiais. Nessa categoria, as de grande destaque foram: a Sessão Especial de Concessão do Título de Cidadão Baiano ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, além da Sessão Especial em Celebração ao Dia da Bíblia, ambas de sua autoria e realizadas no mês de dezembro, no Plenário da ALBA.

Por todo o trabalho detalhado, o deputado Arimateia foi contemplado com diversas honrarias em reconhecimento ao seu trabalho, a exemplo, da Comenda Dois de Julho, Medalha Exército Brasileiro, Título de Cidadão da Cidade de Salvador, Comenda da Soberana Ordem da Sociedade Intercontinental de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais e o Título de Cidadão Baiano. “Agradeço a Deus, por 2018 ter sido um ano de grandes conquistas, trabalho e reconhecimento. Em 2019, continuarei vigilante e bastante empenhado, como sempre, a mais batalhas em defesa dos baianos com muita responsabilidade”, finalizou o parlamentar.

Fonte: Ascom


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE