Almanaque Baiano

02 de abril de 2012 \\ Almanaque Baiano

Citação da Semana
Repito um velho conselho, cada vez mais válido, sobretudo pro Congresso: Quando alguém gritar “- Pega ladrão”, finge que não é com você. Millôr Fernandes

Seca

Cerca de 158 prefeitos de municípios atingidos pela seca na Bahia participarão em Brasília (DF) no dia 3 de abril, da Mobilização Municipalista por Estratégias e Ações para o Enfrentamento da Seca. Os prefeitos, liderados pelo presidente da União dos Municípios (UPB) e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, participarão de reuniões nos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional e as 17h30 se encontram com a bancada de deputados federais e senadores baianos no plenário da Câmara Federal.

Desemprego
A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador aumentou no mês de fevereiro de 2012, atingindo 15,8%, contra 15,0% registrado em janeiro. Houve crescimento no número de empregos gerados (11 mil), contudo a População Economicamente Ativa (PEA) alcançou 1.972 mil indivíduos (58,6% do total), 32 mil a mais que o mês anterior, e repercutiu no acréscimo de 21 mil pessoas no contingente de desempregados, chegando a 312 mil do total.

Economia
“É preciso que haja uma reflexão sobre o modelo hegemônico e vitorioso implantado no país nos últimos anos, liderado pelo PT e em especial, pelo presidente Lula e pela presidente Dilma”, afirmou o líder do PSD na Assembléia Legislativa, deputado Gildásio Penedo Filho (PSD), ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa durante sessão na tarde do dia (28). Durante seu pronunciamento, o parlamentar destacou os programas sociais da administração federal que, para ele, tem tido um papel extremamente decisivo na chamada ‘economia periférica’.

Título Eleitoral
Titular da 132ª Zona Eleitoral, em Conceição do Coité, o juiz Horácio Moraes Pinheiro acatou requerimento conjunto do PMDB e do PT do município e determinou que qualquer cidadão pode solicitar a confecção do título para votar nas eleições de outubro sem a necessidade da carteira de identidade ou de trabalho. A apresentação do documento com foto, conforme decisão do juiz, só será obrigatória no ato da retirada do título, o que, neste caso, não será imediato e pode ocorrer até outubro. A decisão do juiz de acolher o pedido pode servir de exemplo em outros municípios, o que facilitaria em muito a vida do eleitor das cidades onde fazer a identidade é um processo demorado, beneficiando sobretudo os jovens entre 16 e 18 anos.

Sucessão
Dois pré-candidatos da base aliada do governo Wagner concorrem a sucessão municipal em Feira de Santana. O deputado Zé Neto (PT) e o atual prefeito Tarcísio Pimenta (PTB). Pelo lado das oposições o ex-prefeito José Ronaldo (DEM) e partidos aliados. Em conversa com esse colunista (27), o governador Wagner foi claro em suas colocações, vai apoiar quem estiver bem posicionado no ranking (pesquisas) e afirmou, “vamos deixar a pesquisa evoluir, Feira de Santana é o caso clássico que eu falei, se uma das candidaturas começar a despontar como mais competitiva, seguramente abraçarei essa candidatura, para tentar conquistar pela primeira vez , dentro de uma base do nosso governo a Prefeitura de Feira de Santana. Não se tem dúvida que o governador Wagner tem resultado de pesquisas de consumo como é “conhecido” e sabe quem está bem posicionado. Recentemente uma pesquisa de consumo aponta em primeiro lugar José Ronaldo, seguido de Tarcísio Pimenta e Zé Neto.

Sugestão
O líder do Democratas na Câmara Federal, deputado ACM Neto, conseguiu tornar a Lei Geral da Copa, aprovada (28) na Câmara, mais vantajosa e transparente aos brasileiros. Sugestão do parlamentar, acatada na proposta, viabilizou a carga de ingressos mais baratos e acessibilidade a pessoas com deficiência. O deputado assegurou que, em todos os jogos da Seleção, pelo menos 10% dos ingressos sejam oferecidos à Categoria 4, garantindo entradas mais baratas a estudantes, idosos, beneficiário do Bolsa Família e a portadores de deficiência.

Almanaque Baiano