ALMANAQUE BAIANO

29 de agosto de 2012 \\ Almanaque Baiano

Citação da Semana

Meu Deus do céu! Ministro Joaquim Barbosa, relator do Caso do Mensalão, diante da ameaça de Ricardo Lewandowski, ministro-revisor, de faltar à próxima sessão do julgamento se não puder replicar tudo o que Barbosa diga.
União
Eleições unem lideranças políticas. Por determinado tempo o candidato a prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) manteve distância do Senador João Durval (PDT), antes, amigo, correligionário, partidário. O tempo passou e hoje ambos voltam a se encontrar em mais uma eleição e desta feita Durval apoia Ronaldo, essa afirmação se deu em visita ao Comitê da Coligação O Trabalho Vai Voltar (23). “José Ronaldo realmente deu uma feição nova a Feira de Santana e volta para o cargo que dignificou. Tenho 50 anos de vida pública sempre pensando no progresso da nossa cidade e quero que Ronaldo faça o melhor para ela crescer cada vez mais”, declarou.
Cara Nova
O candidato da coligação “Um novo caminho para Feira PP-PT-PSB e PCdoB” está de cara nova na interatividade, www.zeneto13.com.br, com TV, Rádio 13. O internauta pode acompanhar a agenda diária do aspirante a prefeito de Feira de Santana. A candidata a vice-prefeita na chapa majoritária Eliana Boaventura criou um espaço para interagir com seu público e criou um blog.
Apoio
O candidato a reeleição da coligação “Pra Feira Crescer Muito Mais”, o prefeito Tarcizio Pimenta (PDT), recebeu apoio de lideranças políticas durante a semana. O candidato a vereador Magno Felzemburg (PDT) reforçou o time. Só que uma das lideranças do partido de Pimenta o PDT o senador João Durval apoia seu concorrente Zé Ronaldo (DEM). Coisas da política.
Conversas descontraídas
Conversas descontraídas durante um passeio podem custar a eleição da candidata do PSD à prefeitura de Porto Seguro (BA), Cláudia Oliveira. Um vídeo obtido pelo GLOBO mostra Cláudia e o marido, Robério Oliveira, que é prefeito da vizinha Eunápolis, caminhando em uma região de praia com amigos. Em dado momento, ao passar por uma pequena ponte de madeira, ela, que é deputada estadual, ri e começa a simular um discurso. Ainda que em tom de brincadeira, Cláudia fala em desviar verbas de emendas de parlamentares ao Orçamento.
- Estou visitando aqui meu povo, povo da periferia. Eu colocarei emendas, farei projeto para uma ponte que vai beneficiar aqui toda a comunidade. Uma ponte onde serão investidos dois bilhões. Um bilhão eu fico - diz, em meio a risadas.
Robério, que está filmando, avisa:
- Ó rapaz, tá gravado, viu? Tá gravado tudo aqui. Tá tudo gravado e eu vou botar na Globo. Nessas coisas que sai...
O prefeito de Eunápolis ainda chama uma suposta assessora que acompanha o grupo e pergunta se ela concorda. Ela, também em meio a gargalhadas, complementa:
- Eu tô de acordo. Eu concordo. Dois bilhões para investir, um bilhão para ficar. (O Globo)
Conversas descontraídas I
É o que dá. As pessoas públicas pensam que não está sendo vigiada, mesmo no momento de lazer, entretenimento, passeio, e nessa situação da candidata a prefeita de Porto Seguro, a deputada Cláudia Oliveira (PSD), estava na companhia de amigos e seu marido Robério Oliveira, prefeito de Eunápolis. Oliveira estava filmando o passeio, em determinado momento Cláudia passa por cima de uma ponte de madeira e resolve fazer um discurso impensado, o marido informa estou filmando e seu discurso está sendo gravado e informa que ia mandar para Globo. Realmente o vídeo chegou à redação do jornal O Globo.
Se foi o marido que enviou para redação ou não, se montagem ou não, o certo é que a noticia chegou à redação e noticia quando chega a redação não se guarda, ela tem que ir para a rua. No discurso a deputada falava de emendas parlamentares ao Orçamento por certo da União e que na ocasião seria uma emenda de R$ 2 bilhões para a construção da ponte, sendo R$ 1 bilhão para ela (Cláudia) em meio à risadas, enquanto isso o marido (Robério) consulta uma suposta assessora e ela concorda com as palavras da deputada Cláudia Oliveira.
Mesmo em família ou meios de amigos as palavras proferidas tem valor. A produção do jornal O Globo, não ia produzir uma matéria comprometedora sem fundamentos e provas, a prova maior foi o vídeo enviado para a redação e a noticia foi construída e o povo baiano e em especial seus eleitores tomaram conhecimento. Em nota a assessoria da candidata a prefeita (Cláudia) afirma que a palavra citada não foi bilhão e sim “agulhão” se referindo a um peixe que tem na região da Costa do Cacau.
Que dedução o eleitor de Porto Seguro faz da candidata a prefeita depois de uma notícia desta, acredita em seu plano de governo?, acredita na desconstrução da noticia dada “agulhão”. Para se desconstruir uma informação pública é complicado, por mais que use argumento, culpando seus opositores, na mente dos munícipes é difícil apagar.
Se confirmado através do vídeo as declarações da deputada Cláudia Oliveira (PSD), que os agentes da Justiça Eleitoral apurem o fato e que use o rigor da Lei, no mínimo impedindo a sua candidatura a gestora do município de Porto Seguro. O julgamento maior será dos munícipes nas eleições de outubro. (Itamar Ribeiro)
 

Almanaque Baiano