ALMANAQUE BAIANO
Citação da Semana
Meu Deus do céu! Ministro Joaquim Barbosa, relator do Caso do Mensalão, diante da ameaça de Ricardo Lewandowski, ministro-revisor, de faltar à próxima sessão do julgamento se não puder replicar tudo o que Barbosa diga.
União
Eleições unem lideranças políticas. Por determinado tempo o candidato a prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) manteve distância do Senador João Durval (PDT), antes, amigo, correligionário, partidário. O tempo passou e hoje ambos voltam a se encontrar em mais uma eleição e desta feita Durval apoia Ronaldo, essa afirmação se deu em visita ao Comitê da Coligação O Trabalho Vai Voltar (23). “José Ronaldo realmente deu uma feição nova a Feira de Santana e volta para o cargo que dignificou. Tenho 50 anos de vida pública sempre pensando no progresso da nossa cidade e quero que Ronaldo faça o melhor para ela crescer cada vez mais”, declarou.
Cara Nova
O candidato da coligação “Um novo caminho para Feira PP-PT-PSB e PCdoB” está de cara nova na interatividade, www.zeneto13.com.br, com TV, Rádio 13. O internauta pode acompanhar a agenda diária do aspirante a prefeito de Feira de Santana. A candidata a vice-prefeita na chapa majoritária Eliana Boaventura criou um espaço para interagir com seu público e criou um blog.
Apoio
O candidato a reeleição da coligação “Pra Feira Crescer Muito Mais”, o prefeito Tarcizio Pimenta (PDT), recebeu apoio de lideranças políticas durante a semana. O candidato a vereador Magno Felzemburg (PDT) reforçou o time. Só que uma das lideranças do partido de Pimenta o PDT o senador João Durval apoia seu concorrente Zé Ronaldo (DEM). Coisas da política.
Conversas descontraídas
Conversas descontraídas durante um passeio podem custar a eleição da candidata do PSD à prefeitura de Porto Seguro (BA), Cláudia Oliveira. Um vídeo obtido pelo GLOBO mostra Cláudia e o marido, Robério Oliveira, que é prefeito da vizinha Eunápolis, caminhando em uma região de praia com amigos. Em dado momento, ao passar por uma pequena ponte de madeira, ela, que é deputada estadual, ri e começa a simular um discurso. Ainda que em tom de brincadeira, Cláudia fala em desviar verbas de emendas de parlamentares ao Orçamento.
- Estou visitando aqui meu povo, povo da periferia. Eu colocarei emendas, farei projeto para uma ponte que vai beneficiar aqui toda a comunidade. Uma ponte onde serão investidos dois bilhões. Um bilhão eu fico - diz, em meio a risadas.
Robério, que está filmando, avisa:
- Ó rapaz, tá gravado, viu? Tá gravado tudo aqui. Tá tudo gravado e eu vou botar na Globo. Nessas coisas que sai...
O prefeito de Eunápolis ainda chama uma suposta assessora que acompanha o grupo e pergunta se ela concorda. Ela, também em meio a gargalhadas, complementa:
- Eu tô de acordo. Eu concordo. Dois bilhões para investir, um bilhão para ficar. (O Globo)
Conversas descontraídas I
É o que dá. As pessoas públicas pensam que não está sendo vigiada, mesmo no momento de lazer, entretenimento, passeio, e nessa situação da candidata a prefeita de Porto Seguro, a deputada Cláudia Oliveira (PSD), estava na companhia de amigos e seu marido Robério Oliveira, prefeito de Eunápolis. Oliveira estava filmando o passeio, em determinado momento Cláudia passa por cima de uma ponte de madeira e resolve fazer um discurso impensado, o marido informa estou filmando e seu discurso está sendo gravado e informa que ia mandar para Globo. Realmente o vídeo chegou à redação do jornal O Globo.
Se foi o marido que enviou para redação ou não, se montagem ou não, o certo é que a noticia chegou à redação e noticia quando chega a redação não se guarda, ela tem que ir para a rua. No discurso a deputada falava de emendas parlamentares ao Orçamento por certo da União e que na ocasião seria uma emenda de R$ 2 bilhões para a construção da ponte, sendo R$ 1 bilhão para ela (Cláudia) em meio à risadas, enquanto isso o marido (Robério) consulta uma suposta assessora e ela concorda com as palavras da deputada Cláudia Oliveira.
Mesmo em família ou meios de amigos as palavras proferidas tem valor. A produção do jornal O Globo, não ia produzir uma matéria comprometedora sem fundamentos e provas, a prova maior foi o vídeo enviado para a redação e a noticia foi construída e o povo baiano e em especial seus eleitores tomaram conhecimento. Em nota a assessoria da candidata a prefeita (Cláudia) afirma que a palavra citada não foi bilhão e sim “agulhão” se referindo a um peixe que tem na região da Costa do Cacau.
Que dedução o eleitor de Porto Seguro faz da candidata a prefeita depois de uma notícia desta, acredita em seu plano de governo?, acredita na desconstrução da noticia dada “agulhão”. Para se desconstruir uma informação pública é complicado, por mais que use argumento, culpando seus opositores, na mente dos munícipes é difícil apagar.
Se confirmado através do vídeo as declarações da deputada Cláudia Oliveira (PSD), que os agentes da Justiça Eleitoral apurem o fato e que use o rigor da Lei, no mínimo impedindo a sua candidatura a gestora do município de Porto Seguro. O julgamento maior será dos munícipes nas eleições de outubro. (Itamar Ribeiro)