Frases da semana

30 de novembro de -1 \\ Almanaque Baiano

Da Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR): “me perguntaram na conversa com a imprensa o que teria a dizer sobre a menção por alguns oposicionistas que eu sou um trator?”, não considero essa a melhor metáfora para quem exerce a política e sempre se dispõe a debater, ouvir e construir consenso. A demonstração democrática é o maior instrumento que temos para avançar o desenvolvimento de nosso país.

Pré-candidatos em busca de partido forte
A eleição municipal de 2012 de Feira de Santana é uma caixa de surpresa. Começa pelos pré-candidatos que deixam seus partidos de origem e vão à busca de se abrigarem em novas agremiações. O deputado Zé Neto (PT) mantém sua tradição petista e defende seu partido e é o nome da simpatia do governador Wagner “já declarou”. O prefeito Tarcísio Pimenta sai do Democratas e entra no PDT de Luppi. Tudo acertado, falta agendar o dia e hora para assinar a ficha de filiação, segundo o presidente regional Alexandre Brust e seu padrinho de filiação deputado estadual João Bonfim, ambos confirmaram a esse colunista.  
Bonfim se encarregou de agendar, com o presidente nacional do partido, Ministro do Trabalho Carlos Luppi uma audiência e ambos (Bonfim e Tarcísio) foram a Brasília e lá amarraram tudo direitinho, sem que o presidente da Comissão Provisória o empresário José Chico soubesse de alguma coisa. Brust afirmou, que numa cidade com mais de duzentos mil habitantes, não compete à direção regional decidir nada e sim a direção nacional (regimento interno do partido).
Com a decisão de Pimenta de migrar para o PDT, o presidente local (Feira) do Democratas, ex-prefeito José Ronaldo, fez uma reengenharia política. A semana passada a imprensa da capital, noticiou que ele deve ir para o Partido Progressista (PP) do Ministro das Cidades Mário Negromonte. Ele pode liderar o DEM local, com a participação do PSDB e abocanhar o PP, da ex-deputada Eliana Boaventura, partido que tem musculatura política. Isto acontecendo, as duas maiores cidades baianas (Salvador e Feira), mostram forças políticas para os Progressistas.
O que se observa nessa reengenharia política? PDT e PP são partidos aliados do PT e do governador Wagner, com secretarias de estado, senador, deputados federais, estaduais, vereadores e lideranças políticas. Nesse imbróglio como fica Wagner que já declarou sua preferência por Zé Neto?.  
Pimenta (PDT), José Ronaldo no PP, se isto acontecer, que não é difícil, o democrata ir para o PP e como tem densidade eleitoral forte no município, pode dar uma volta por cima e o residente do Palácio de Ondina, como bom republicano e democrata que é mudar de opinião e apoiar um nome de consenso e ter a segunda cidade do estado, fazendo parte de seu governo.  
A partir de agora como fica os investimentos do governo do Estado no município. Dois pré-candidatos de partidos diferentes são aliados do governo e um terceiro pré-candidato pode estar a caminho. Qual dos três vai dizer à população, quem é que está trazendo os investimentos para Feira? A comunidade aguarda mais investimentos do Estado, obras saneamento, pavimentação, recuperação do aeroporto João Durval, hospitais equipados, transporte, resumo, “qualidade de vida”, não importa quem quer que seja (representante), se PDT, PT ou PP.
José Ronaldo (DEM) costura politicamente pelo alto comando partidário visita um, visita outro, ouve um aqui, ouve outro ali e depois avalia a conversa de cada visitado é “habilidoso”. Ele mesmo afirmou no último fim de semana na visita que fez a Aleluia (DEM) em Salvador, “estou conversando” e na conversa vai afinando seu instrumento político até chegar a hora de tocar. Não se surpreendam que ele pode ficar com o mando (direto ou indireto) de três partidos de peso em Feira (DEM, PSDB e PP). Política é uma ciência, também é arte.

Horário de Verão
O deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) apresentou na Assembléia Legislativa, um projeto de lei que institui a volta do horário de verão na Bahia. Conforme o peemedebista, muitos setores ligados a economia do Estado estão sendo prejudicados com a diferença de uma hora para os lugares que participam da medida adotada todos os anos, durante a alta estação. Atraso nas negociações cambiais para o comércio exterior, dificuldade nas transações bancárias que seguem o horário de Brasília, incompatibilidade de horários dos vôos do Aeroporto de Salvador com os das outras capitais, problemas nos sistemas de comunicação, redução do horário de negociação de ações na Bolsa de Valores de São Paulo, são algumas das desvantagens, apontadas pelo parlamentar, diante da não participação da Bahia na medida implementada pelo Ministério das Minas e Energia, governo federal.

Hospital
Engajado na busca por soluções para a crise que atravessa o hospital Martagão Gesteira, o deputado estadual Alan Sanches (PMDB), em companhia dos integrantes da Comissão de Saúde e Saneamento Básico, sentou-se à mesa com o diretor técnico da unidade, Carlos Manuel e ao constatar que o problema pode comprometer ainda mais o atendimento – novos procedimentos já foram suspensos por falta de repasse de recursos – fez mais uma solicitação em prol de uma resolução urgente para o problema. No encontro, realizado na tarde de segunda-feira (6), ficou decidido que a Comissão de Saúde convocará, o quanto antes, os secretários de Saúde Estadual e Municipal, Jorge Solla e Gilberto José, respectivamente, para participar de uma audiência pública na Assembléia Legislativa.

Agentes comunitários
Com o apoio do deputado ACM Neto, líder do Democratas, a Câmara Federal criou uma comissão especial para analisar propostas sobre a definição de um piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A comissão vai dar parecer sobre o Projeto de Lei 7495/06, que regulamenta as atividades dos agentes. Diversas propostas serão analisadas em conjunto, como o PL 6111/09, que define o piso nacional da categoria em R$930 mensais para profissionais com formação em nível médio."Nós da oposição vamos brigar pela aprovação do piso e das garantias a esses profissionais, que prestam um importante serviço à população que mais precisa", argumentou o democrata. A comissão foi criada em resposta à mobilização da categoria, que estiveram na Câmara pressionando os parlamentares. Os agentes hoje são contratados pelo regime de Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), sem uma carreira no quadro do funcionalismo. Os profissionais, além do piso salarial, reivindicam a valorização da categoria, como reconhecimento de insalubridade na atividade que eles exercem.
 
LDO
O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) protestou contra o que chamou de forma açodada com que a bancada do governo aprovou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização, ontem. “É profundamente lamentável que a LDO fosse votada nas comissões sem que ouvíssemos o secretário do Planejamento do estado. Um projeto dessa magnitude ser votado com parecer elaborado pelo governo e ser lido pelo relator.

Acadêmico
O diretor da Faculdade e Colégio 2 de Julho, professor Josué Mello, assumiu a cadeira 37 da Academia Baiana de Educação.

Almanaque Baiano