Frases daSemana

19 de junho de 2011 \\ Almanaque Baiano

Frase da semana
Da Secretária de Relações Institucionais da Presidência da República Ideli Salvatti: “Vou conversar, conversar, negociar. Todos devem contribuir. Por vezes, o cobertor é curto e todos querem ser cobertos.”

Região Metropolitana
Com a presença de 43 deputados na Assembléia Intinerante realizada em Feira de Santana, foi aprovado com um voto contra o projeto 06/2011 que criou a Região Metropolitana de Feira de Santana. Para o presidente da casa parlamentar deputado Marcelo Nilo (PDT), foi um sucesso a Assembléia Intinerante, “eu acho que a partir de agora vai ser constante, a próxima será em Vitória da Conquista, vamos ver a data, portanto foi um sucesso absoluto estou muito satisfeito” afirmou.
É a primeira vez que o parlamento deixa sua sede no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e vai para o interior, com a finalidade de se aproximar da sociedade, esse é o objetivo do novo modelo iniciado a partir de hoje (16). Seis municípios contemplam a região metropolitana. Feira de Santana (sede), Tanquinho, Conceição do Jacuipe, Amélia Rodrigues, Conceição de Feira, São Gonçalo dos Campos e Conceição do Jacuípe. O voto contrário foi do deputado Luciano Simões (PMDB).

Homenagem
Em sessão especial da Assembléia Intinerante foram homenageados a líder sindical Maria da Conceição Borges Ferreira, o professor Jodilton de Oliveira Souza, a professora e escritora Lélia Vítor Fernandes de Oliveira, o ex-deputado Colbert Martins, o ex-prefeito da cidade, José Ronaldo, a irmã Rosa Aparecida, e o senador João Durval Carneiro, representado nos trabalhos por seu filho, o deputado federal Sérgio Carneiro (PT).

Indelicadeza
Em discurso proferido na Assembléia Intinerante realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim, o deputado estadual Ângelo Coronel (PP) qualificou a imprensa local de “imprensa marron”, isto é profissionais de imprensa que estão a serviço de outro (políticos, empresários etc). Imediatamente, uma questão de ordem foi feita por seu colega de parlamento e radialista Carlos Geilson (PTN), repudiando-o publicamente e solicitou que ele desse os nomes dos profissionais que andam lhe extorquindo. Coronel silenciou.

Indelicadeza II
Antes de discutir o projeto da criação da Região Metropolitana de Feira de Santana, houve uma reunião com os deputados da oposição e foram convidados a participar do encontro o Secretário Nacional do Turismo, ex-deputado federal Colbert Filho, o ex-prefeito José Ronaldo para tomarem decisão, o anfitrião o prefeito Tarcísio Pimenta (DEM), não foi convidado. O Deputado Coronel usou a tribuna e solicitou que a comissão o convidasse. Imediatamente o presidente da Assembléia Marcelo Nilo (PDT), disse não, não, ele agora está indo para o PDT, partido da base aliada ao governo e Pimenta permaneceu sentado, na área reservada para os homenageados. Pimenta devia ter saído de seu lugar e participado da reunião, pois ele é o gestor da cidade e no momento é de sua competência também, as decisões políticas do município.

Ato político
O deputado Luciano Simões (PMDB) afirmou a esta coluna que a aprovação da Região Metropolitana de Feira de Santana, aprovada pela Assembléia Legislativa, não passa de um ato político. O governo Wagner que encobrir as mazelas de sua administração com o município por ter abandonado o aeroporto João Durval, o Centro de Convenções, por não ter feito desapropriações para ampliar o Centro Industrial do Subaé e cria fatos novos. “É inconstitucional o projeto enviado à Assembléia e justifica: baseado no artigo 6º Constituição Estadual, os municípios que integram a sede (RM) não são municípios limítrofes”, contempla apenas seis municípios deixando de fora (Anguera, Candeal), e além de tudo não foi criado o órgão gestor, é uma lei inóqua”.
Eu votei contra não a RM de Feira de Santana e sim ao projeto. Quando foi criado a Região Metropolitana de Salvador (RMS), o artigo 2º da Constituição do Estado exige que seja criado o órgão gestor e foi criado a Conder que atende a todos os municípios da RMS. Esse projeto é igual o projeto da ponte que liga Salvador a Bom Despacho. É um projeto que não vai ser implantado, não vai mudar nada e continuarei cobrando do governo as ações, afirmou.

Emancipação
O município de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, comemorou 22 anos de emancipação. Diversas comemorações religiosas e políticas foram realizadas para alegria dos munícipes. A prefeita Erenita de Oliveira afirmou a essa coluna que “é importante participar desta festa dando minha contribuição como gestora do município, pelo crescimento da cidade, eu que participei da luta pela emancipação, sei o quanto foi importante”. Agradecemos a Deus e a um grupo de munícipes que encampou essa luta, e conseguimos emancipar essa terra “é uma cidade jovem e está além de outros municípios ricos”.
Uma novidade tecnológica chega ao município esse mês. É o sistema digital para toda municipalidade. Outro projeto que será implantado para a juventude é o curso de inglês gratuito.
 
Acadêmico
O diretor da Faculdade e Colégio 2 de Julho, professor Josué Mello, assumiu a cadeira 37 da Academia Baiana de Educação.

Almanaque Baiano