Bastidores & Política

18 de julho de 2011 \\ Bastidores & Política

Previsto

A construtora R.Carvalho já era previsível esta dificuldade desde que ocorreu a greve dos trabalhadores na construção civil, em meados de março passado. Parece que as construtoras não ficaram preocupadas em acabar a greve dos trabalhadores da construção civil na Bahia que quase dois meses.

 

Perdeu

Ao que tudo indica, Salvador perdeu a "batalha" para São Paulo na disputa da cidade que poderia abrigar a abertura da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Houve algum marketing político por parte do governador Wagner, do prefeito João Henrique, e até promessas do ministro baiano Orlando Silva, dos Esportes, mas, se sabia, desde quando a equipe do então presidente Lula conquistou a Copa para o Brasil, que SP seria a sede da abertura; e o Rio, do fechamento, da final do evento.

 

Reforma

o aeroporto Luis Eduardo Magalhães que não terá mais a segunda pista vai aumentar apenas um pouquinho como diz FHC. E, mais vergohoso do que qualquer outra coisa é a entrada da capital pela BR-324 (Salvador/Feira) com engarrafamento crônico, diariamente, e desrespeito aos cidadãos. Lembrar que, uma grande parte do público que vem para a Copa usará essa via.

 

Sem cortes

Os eventos culturais tradicionais, realizados com recursos públicos federais, de caráter público, realizados há mais de cinco anos ininterruptamente, não sofrerão cortes ou contingenciamentos orçamentários. A proposta, de autoria da senadora Lídice da Mata, foi aprovada hoje pela Comissão Mista de Orçamento no âmbito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

 

Números

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, apresentou no Hotel Pestana (Rio Vermelho) o balanço das ocorrências policiais no primeiro semestre de 2011. Além da divulgação destes dados, Barbosa fez uma comparação com os números referentes ao mesmo período do ano passado. Os números da SSP nunca batem com a realidade dos fatos. Até hoje, por exemplo, a SSP não divulgou o número de mortos nas estradas estaduais durante o feriadão de Corpus Christi e São João.

 

Criada

Foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, conforme publicação no Diário Oficial da União, a Lei 12.441 que permite a criação das empresas individuais de responsabilidade limitada. De acordo com o senador Walter Pinheiro (PT-BA), a sanção altera a Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), e entra em vigor dentro de 180 dias.

 

Privatizar
O relator do projeto de lei que privatiza os cartórios judiciais da Bahia, deputado José Raimundo (PT) e integrantes da comissão nomeada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em acordo de lideranças, já se encontra em Belo Horizonte verificando como os mineiros privatizaram os cartórios sem prejudicar os servidores do Poder Judiciário; e sem causar prejuizos financeiros ao estado. São exatamente esses dois pontos chaves que impediram que a matéria fosse votada no plenário da ALBA antes do recesso parlamentar do meio do ano.. Os deputados irão a outros estados que também já privatizaram os cartórios judiciais até o final do recesso parlamentar, 31 de julho, e o presidente Marcelo Nilo (PDT) acredita que, com essas novas informações da Comissão, até o final de agosto, o projeto será votado. Marcelo entende que, se os outros estado conseguiram privatizar os cartórios sem esses traumas, a Bahia também terá êxito.


Pinheiro
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) avaliou o primeiro semestre do Senado como um período de produção legislativa de qualidade associada aos programas sociais e projetos do governo federal e de grande interesse do País.  "O Brasil sem Miséria foi vinculado a outros projetos e discussões no Senado, porque não só se combate a miséria com políticas de assistência, levando recursos, mas efetivamente levar infraestrutura para o desenvolvimento", exemplificou o senador.