Sensação de abandono
Os professores das Universidades Públicas do
Estado da Bahia em greve desde o último dia 4 de abril estão órfãos de apoio
político. Hoje, um grupo participou de uma audiência pública e segundo o líder
do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT) houve avanços e uma outra reunião à
tarde surgiram novos encaminhamentos. A questão básica, no entanto, é a
seguinte: A maioria esmagadora dos professores das Unebes votaram no candidato
do PT, Rui Costa, para governador; e nos deputados chamados da esquerda - PT,
PCdoB, PSB, PSOL, etc. Acontece que, salvo o PSOL, os parlamentares e o
governador viraram as costas para os professores e as negociações só avançaram
um pouco graças ao deputado Rosemberg Pinto. Outro deputado petista, deputado
Osni Cardoso, em conversa informal com o Bahia Já disse que a audiência pública
de hoje e as discussões à tarde indicam um bom caminho e o diálogo está aberto.
Está confiante que a greve vai acabar, em breve.
Oposição
Os deputados da oposição, que são do DEM, MDB, PSDB, etc, como sabem que os professores - mesmo finda a greve e sem bons resultados para eles - vão continuar votando nos parlamentares da esquerda, não se interessam pela causa. Daí essa orfandade. A greve está sendo sustentada pela Aduneb e pelo brio dos professores, mas, falta a categoria apoio político dos dois lados. Salvo, o PSOL.
Plano de Bairros
A comunidade de Itinga é a primeira a ser ouvida na sequência de 22 encontros para construção do Plano de Bairros (PB) de Lauro de Freitas, que tem como foco principal o diagnóstico técnico das cinco macrozonas do município. Organizado pela Prefeitura, a oficina de abertura para fomentar o documento que está atrelado ao Plano Diretor Municipal, aconteceu na Escola Municipal Santa Júlia, a partir das 18h.De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Marzo Santos, as oficinas acontecerão nos 19 bairros de Lauro de Freitas sendo que em Itinga serão realizados três encontros e Portão dois por conta do tamanho do território e população. “O PB tem a finalidade de fortalecer o planejamento, controle social local e promover melhorias urbanísticas, ambientais e paisagísticas de acordo com as demandas apontadas pela população”. explicou.
Plano de Bairros II
De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Marzo Santos, as oficinas acontecerão nos 19 bairros de Lauro de Freitas sendo que em Itinga serão realizados três encontros e Portão dois por conta do tamanho do território e população. “O PB tem a finalidade de fortalecer o planejamento, controle social local e promover melhorias urbanísticas, ambientais e paisagísticas de acordo com as demandas apontadas pela população”. explicou.Um calendário disposto no site da Prefeitura (www.laurodefreitas.ba.gov.br) indica a data e o local dos encontros em cada bairro. Durante as audiências serão elaborados diagnósticos participativos entre comunidade e poder público considerando a compreensão coletiva do que é bairro, identificação dos pontos fortes e principais problemas, proposição de soluções, visão de futuro e definição de prioridades.
Cultura
O auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador foi palco do relançamento do livro “Seja Poesia”. O evento, que contou com participação do vereador Odiosvaldo Vigas. A obra, com edição da Maestria Edições, foi escrita pelos alunos do Colégio Estadual Rotary, organizada pelos professores Antônio Fernando Borges Leal e Telmira Monteiro da Silva, com a colaboração do professor ErweuterVolkart de Oliveira.Rodas de conversas, palestras, oficinas culturais, feira do conhecimento e muito debate sobre política marcaram a 2ª edição da Virada Política Salvador. O evento ocorreu no Centro de Cultura da Câmara Municipal e contou com a presença de vereadores e outras figuras públicas da capital baiana.