Bastidores

16 de maio de 2011 \\ Bastidores & Política

Tudo igual
A subordinação do Congresso Nacional ao Poder Executivo que, em tese é o Poder Legislativo com igual força e autodeterminação igual aos poderes Judiciário e Executivo, é histórico. Na Bahia, continua a mesma coisa da época de ACM. É só observar o que aconteceu com a ação do DEM contra o aumento da água da Embasa, proposta bem acima da inflação, derrubada liminar pelo TJ.

Ninguém está entendendo
A maioria da população não sabe nada sobre o Código Florestal que deve ser votado no Congresso na próxima semana. Até para a classe média, razoavelmente informada, tá parecendo uma briga de produtores rurais x ambientalistas quando existem muitas coisas importantes. Uma delas demarcará às margens de rios preservando-se a mata aciliar original em 30 metros de cada lado. Isso significa que milhares de pequenos produtores de cebola, hortaliças e outros poderão ser prejudicados uma vez que operam exatamente bem próximos dos rios.

Que horror
Vergonha para a Bahia a matéria do Fantástico sobre merenda escolar com citações desastrosas em Nazaré, Santa Terezinha, Itaparica e Vera Cruz. Só tinha merenda de baixa qualidade, gorgulho no arroz e assim por diante. É caso de polícia.

Debate
Ultimamente, o assunto mais comentado nos meios políticos de Salvador é a questão da mobilidade urbana, a implantação do transporte de massa, numa cidade que está entupida de veículos, mais e mais a cada ano, a cada dia, sem que uma solução seja tomada, haja vista a caveira de burro do Metrosal, enterrada no Vale do Bonocô e adjacências desde 1999 e ainda sem conclusão para mixórdios 4.6 km. Já é um record do Guinesse por ser o menor metrô do mundo e mais caro, sem funcionar.

Projetos futuros
A deputada federal baiana, Alice Portugal (PCdoB), disse hoje que é possível construir um movimento para aprovar a destinação de 50% do fundo do pré-sal para educação, assim como elevar de 7% para 10% o percentual mínimo do PIB (Produto Interno Bruto) investidos nesta área.

A portas fechadas
A posse dos novos secretários de governo foi a portas-fechadas. O governador Jaques Wagner fez um ato reservado sem a presença da imprensa. É um direito. Informes de bastidores davam conta de que, como a fase não está boa para o governo, greves nas universidades e no sistema de saúde pública, nota da associação de empresários denunciando falta de pagamento de obras e ausência de interlocução, indefinições sobre transporte de massa, nada de conversa com os jornalistas.

Topa na comunidade
A Associação Sociedade Beneficente Recreativa do Calabar já assinou o termo de adesão ao Topa e está fazendo um trabalho de mobilização junto às famílias para que participem do programa. As matrículas serão realizadas até o dia 30 de maio. Os interessados devem comparecer aos seis postos munidos de CPF e comprovante de endereço.

Para emagrecer
 O vereador David Neto (PMN), Feira, durante discurso na sessão legislativa, informou que deu entrada em uma indicação na Câmara, solicitando ao prefeito Tarcízio Pimenta que faça um convênio com o Hospital Dom Pedro de Alcântara para a realização de cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia para redução do tamanho do estômago.