Bastidores & Política

21 de maio de 2011 \\ Bastidores & Política

Deveria

No momento em que segmentos da comunidade internacional se preocupam  com as questões radiativas, e o vazamento no Complexo Nuclear de Fukushima, no Japão, atingido por um tsunami e maremoto, colocou o debate em pauta com muita intensidade, causa apreeensão, de fato, este caso do lixo radiativo que seria destinado a Caetité e se encontra no 17º BPM de Guanambi. O temor é ainda maior porque há uma generalizada falta de informações.

Coisa velha

Na Assembleia Legislativa o projeto mais antigo contra cobrança de pedágios nas estradas é do deputado Álvaro Gomes (PCdoB). Agora, com a proliferação de pedágios em várias estradas da Bahia, as deputadas Luiza Maia (PT) e Maria Luiza Laudano (PTdoB) também fizeram projetos, limitando em 4h e 12h, o trânsito de veículos.  Ou seja, se o motorista pagar a ida e retornar em 4h e/ou 12h não paga a volta. Álvaro, recentemente, enviou ofício à mesa pedindo para desarquivar o seu projeto, o mais antigo, e condensar tudo (o dele e o das duas deputadas) num único projeto.

Aconteceu

O líder da oposição, Reinaldo Braga (PR), diz que no decorrer desta semana entra com as ações na justiça contestando o projeto da reforma administrativa do estado que criou 4 secretárias e conferiu outras providências e o deputado Sargento Isidório derrubou a sessão na Alba. Pediu verificação de quórum e só tinha 13 parlamentares no plenário.

Compra

A Petrobras comprou 49% das ações de uma extratora de óleos vegetais, com sede em Feira de Santana, para suprir as suas plantas de fabricação de biodiesel. Resultado: foi publicado, há pouco, o balanço anual da empresa apresentando um baita prejuízo, sem que a justificativa dos gestores fosse muito convincente.

No foco

 A Assembleia Legislativa da Bahia abre a semana com pelo menos três temas como os debates iniciais do Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que orienta o orçamento de 2012, do governo do Estado;  o retorno à pauta e à ordem do dia do Projeto de Lei de Privatizações dos Cartórios e um provável pedido de CPI por parte de deputados da oposição sobre a EBAL.

 

Cesta fechou

A Ebal se exauriu e, hoje, só serve aos servidores públicos que compram no cartão para pagar no final do mês. Sobre uma provável fim) será uma decisão de governo e ninguém acredita que isso aconteça, de imediato. Adiante, se o furo for mais embaixo, ficar penalizando os cofres da SEFAZ . 

Definhou

O Brasil recebeu ano passado 5.2 milhões de turistas estrangeiros. A Bahia só acolheu 513.000, menos de 10%. Vê-se-, pois, como o turismo baiano ainda está capenga. Salvador, que já foi objeto de desejo, hoje, é a quinta cidade capital metropolitana mais visitada. Perde até pra Fortaleza.