Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores

18 de abril de 2014 \\ Bastidores & Política

OPOSIÇÃO
Houve euforia nas hostes das oposições (DEM/PSDB/PMDB/PV/PTN/PPS e outros) diante da composição da chapa Paulo Souto (a governador, DEM), Joaci Góes (a vice-governador, PSDB), e Geddel Vieira Lima (a senador, PMDB). Chapa competitiva e que tem a coordenaçãoa política do prefeito ACM Neto, a estrela mais importante desse grupo e maior cabo eleitoral.
 
SOUTO VEM 
Souto vem de duas derrotas seguidas contra Wagner, em 2006/2010, ambas no primeiro turno. Mas, na atualidade há detalhes importantes a considerar, a eleição de ACM Neto como prefeito da capital, em 2012; a saída da senadora Lidice da Mata da base governista de Wagner, em 2013; a união Souto/Geddel (em 2010, sairam separados a governador e cada qual teve pouco mais de 1 milhão de votos), e o fato do candidato do PT/base ser Rui Costa, sem o carisma de Wagner, ainda que amparado por este.
 
SEM SURPRESAS
O governador Jaques Wagner disse que a chapa formada pela oposições já era esperada e não se mostrou surpreso. Claro que o governador tem quer dar uma declaração nesse sentido, até para poder passar uma ambiente de tranquilidade na base governista. Mas é óbvio que o governador ficou surpreso com a composição da chapa, tanto que, lá atrás, havia profetizado que as oposições teriam mais dificuldades de montar a chapa do que ele. 
LEILÃO
A Secretaria da Administração (Saeb) vai colocar em leilão um total de 15 imóveis públicos pertencentes ao Estado. O edital com as especificações técnicas dos imóveis foi publicado em veículos de grande circulação local e nacional. Os imóveis, entre terrenos, apartamentos, lojas e prédios comerciais localizados na capital e interior do Estado, têm avaliação total de cerca de R$ 7 milhões. Os recursos advindos do certame serão totalmente revertidos para fins de recomposição de Fundo Financeiro da Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Funprev).
 
CINEMA
Acontece pela primeira vez em Salvador o curso “Direção Cinematográfica – Teoria e Prática”, com Ruy Guerra, realizado entre os dias 05 e 08 de maio de 2014, na Diretoria de Audiovisual (Dimas), através da perspectiva da importância de adquirir conhecimentos teóricos e práticos para dominar a linguagem do cinema.Troca de conhecimentos e experiências com as novas gerações e com os futuros cineastas é uma das motivações do diretor, que ministra a oficina destinada a diretores, roteiristas, produtores, editores, fotógrafos e estudantes ou graduados em cinema e carreiras similares com interesse em direção para documentário.
 
LEI
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) cria comissão mista para discutir a regulamentação da Lei 11.174, conhecida como a Lei de Inovação da Bahia. Instituída há seis anos, como instrumento de apoio à política de inovação e tecnologia regional, a normativa vai fortalecer o vínculo entre universidades, instituições de pesquisa e empresas no fomento à inovação, à pesquisa científica e tecnológica.
 

Bastidores & Política