Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores

18 de junho de 2014 \\ Bastidores & Política

APOIO
O PMDB manteve o apoio à candidatura de reeleição da presidente Dilma Rousseff e o atual vice-presidente Michel Temer também serão o candidato da chapa. Ainda assim, há uma diferença enorme do apoio de 2010, quando Dilma obteve 85% dos votos dos convencionais peemedebistas, enquanto desta feita foram 59.13%.Agora foram 399 votos favoráveis (59.13%) e 275 contrários (40.87%), com o adendo de que 64 votaram brancos, nulos e os ausentes. Ou seja, numa conta bruta se considerarmos os brancos/nulos com os dissidentes atinge-se 339 votos. Em 2010, Dilma obteve 85% dos votos no apoio dos peemedebistas e apenas 15% votaram por um cabeça de chapa do próprio PMDB.
 
NOVOS LIMITES
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado Joseildo Ramos (PT), aprovou o Projeto de Lei que determina os novos limites territoriais de 17 municípios baianos. A última atualização de divisas foi feita há mais de 60 anos, quando o estado possuía apenas 150 cidades, um número quase três vezes menor que o atual.De autoria do deputado João Bonfim (PDT), e relatado pelo deputado Zé Raimundo (PT), medida regularizará os limites do Território de Identidade Portal do Sertão, nos municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.
 
METRÔ
O metrô deveria ser inaugurado em dezembro de 2003, no governo Imbassahy, prefeito que organizou o projeto e iniciou sua execução. Acontece que, tanto no final do governo FHC (2001/2002); quanto no início do governo Lula (2003) as verbas minguaram e o metrô não andou.Imbassahy deixou boa parte das obras prontas, incluindo estações e o túnel até a Lapa. Depois entrou o prefeito João Henrique que, conseguiu o inédito: reduziu o tamanho do metrô de 12.7km, o original, para 6.5km, até o Acesso Norte, depois de uma negociação do seu secretário de Transporte, Nestor Duarte, com Antônio Palocci.
 
ATENDIMENTO
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, no período da Copa do Mundo de Futebol, haverá alterações no horário de atendimento ao público nos seus postos em Salvador. Nos dias de jogo do Brasil, em 17 de junho, o atendimento das lojas será das 8 às 14 horas. O horário será das 8 às 14 horas também nos dias em que serão realizados jogos na Arena Fonte Nova 16, 20 e 25 de junho.
 
PL
O governador Wagner enviou a Assembleia um PL que cria um ente metropolitano para regular os sistemas de água e esgoto. ACM Neto diz que vai ao STF porque isso é "ingerência descabida" na autonomia do município. O PL ferveu na Assembleia.
 
RESUMO
No resumo político, o episódio da regulação da Embasa azedou de vez as relações entre o prefeito x o governador. Voltaram a ser adversários políticos e aquela civilidade que se viu no primeiro ano do governo Neto entre ele e Wagner acabou.
 
 

Bastidores & Política