Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores

29 de junho de 2015 \\ Bastidores & Política

Complicou

O presidente da Odebrecht pode se complicar mais ainda na Operação Lava Jato. A Polícia Federal (PF) apreendeu um bilhete no qual o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, escreveu a frase "destruir email sondas". O bilhete foi endereçado aos advogados dele e foi interceptado pelos agentes da PF que fazem a vigilância da carceragem da Superintendência em Curitiba, onde o executivo está preso. Entre as frase escritas no bilhete, aparecem os dizeres “destruir email sondas RR”. Para a PF, Marcelo se referia a Roberto Prisco Ramos, executivo da petroquímica Braskem, controlada pela Odebrecht.

 

Sobre o salário mínimo

 O líder do Democratas na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), afirmou que a política de reajuste do salário mínimo proposta pelo governo da presidente Dilma Rousseff, do PT, só funciona quando o país cresce. “Em períodos de recessão, não há reajuste real”, afirmou. O debate sobre o tema será retomado quando o plenário da Câmara analisa a Medida Provisória (MP) 672, que estende até 2019 a política de reajuste do salário mínimo.

 

Sem TV

Partidos sem voto e sem diretórios não podem ter acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV, por exemplo. É preciso também tratar da fidelidade programática. A Comissão não pode deixar de propor um modelo eleitoral, tratando de temas como o fim da reeleição, eleições gerais, fim das coligações e a construção de um modelo de financiamento”, afirmou.

 

Chesf

O  Diário Oficial da União truxe a edição, pela presidente Dilma Rousseff, da Medida Provisória (MP) 677, que prorroga o contrato da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) com indústrias eletrointensivas do Nordeste até 2037, e cria um o Fundo de Energia do Nordeste (FEN), cujos investimentos deverão ser feitos, no mínimo, 50% na região Nordeste. O senador Walter Pinheiro (PT/BA), que vinha trabalhando para efetivar uma solução para a demanda das empresas eletrointensivas, destacou que a medida foi acertada, apesar de chegar em cima da hora, uma vez que os atuais contratos com a Chesf venceriam em 30 de junho. “Nos resta agora discutir esta medida nos próximos 120 dias e, se for o caso, aprimorá-la", destacou durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

 

Plano de educação

 

O Prefeito de Caetité, José Barreira, sancionou a Lei 789/2015 que institui o Plano Municipal de Educação (PME). O Plano foi construído por uma Comissão Municipal, conforme determina a legislação específica. O documento propõe estratégias para os próximos dez anos (2015 – 2025) e tem como finalidade atender as 20 metas nacionais estabelecidas pela Lei 13.005/2014 do Plano Nacional de Educação (PNE).

 

Debate na saúde

O tema também foi debatido no Congresso Baiano de Cardiologia realizado no último mês de maio, em Salvador. Atualmente, cerca de 300 mil pessoas vão a óbito no Brasil, todos os anos, por morte súbita decorrente de arritmia cardíaca, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (Cardiol).   

 

Promove

O Espaço NAVE - Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio - está com as inscrições abertas para o terceiro ciclo de pré-aceleração, que começa em agosto. Dedicado aos empreendedores com ideias técnicas e economicamente viáveis, o programa capacita startups de todo o país. Realizado em ambiente inovador, o programa promove capacitação e mentoria gratuitas, oferecidas por especialistas do mercado, de diversas áreas, necessárias para a construção de uma empresa. O objetivo é criar uma rede de startups e profissionais que estimule e inspire um futuro inovador aos participantes e alunos da Estácio.

Bastidores & Política