Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores & Política

06 de julho de 2015 \\ Bastidores & Política

Críticas por todos os lados

Pegaram mal as declarações da presidente Dilma Rousseff criticando a delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, o 'homem bomba' da UTC. O ministro aposentado do STF Joaquim Barbosa espantou-se com os ataques uma vez que a delação é um instrumento jurídico. “Há algo profundamente errado na nossa vida pública”, anotou o ex-relator do mensalão no Twitter. “Nunca vi um Chefe de Estado tão mal assessorado como a nossa atual presidente”, ele acrescentou. “Caberia à assessoria informar que atentar contra bom funcionamento do Poder Judiciário é crime de responsabilidade!”. Dilma comentara em Nova York a revelação de Pessoa de que repassou à sua campanha presidencial, em 2014, R$ 7,5 milhões em verbas roubadas da Petrobras. 

 

Contra

O deputado estadual Alan Sanches (PSD), que é médico por formação e presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, se manifestou contrário ao corte da insalubridade de 1.518 servidores da Saúde por parte do executivo estadual. De acordo com o deputado, o governo não pode ignorar que o corte da gratificação resultará em grande perda no orçamento da categoria, que há muito já estavam incorporadas. “A insalubridade é incentivo ao salário, que já deveria ser bem mais elevado e, sem dúvida, o corte, que deve chegar 40% do salário base, deveria ser discutido democraticamente com a categoria e não de maneira açodada”, frisou, complementando que debaterá o assunto não apenas no colegiado que preside, bem como com o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, de forma que a medida possa ser revista. “Debatida exaustivamente com os envolvidos como manda um governo republicano”, concluiu. 

 

Bom debate

Discutir estratégias para a implementação e fomento do trabalho decente nos estado da Bahia e do Mato Grosso. Esse foi o objetivo da reunião realizada nesta segunda-feira 29, em Cuiabá, Mato Grosso, entre os secretários estaduais do Trabalho, Álvaro Gomes (Ba) e Valdiney Arruda (MT) e o representante da Organização Internacional do Trabalho, Antônio Mello.“Um dos resultados do encontro foi a construção de um Seminário Internacional de Inclusão Socioprodutiva e Desenvolvimento Sustentável, a ser realizado em novembro, tendo como tema o trabalho decente como instrumento de transformação social”, relata Gomes.

 

 

Levar uma mensagem de fé e de esperança, além de promover a paz em todo o Recôncavo Baiano. Esses foram os principais objetivos da V Marcha para Jesus que foi realizada no município de Feira de Santana, Nazaré, cidade localizada a 225 km de Salvador pela BR324. Baseados nas outras edições, os organizadores do evento contaram com a participação de cerca de 6 mil pessoas de cidades próximas como Santo Antônio de Jesus, Itaparica, Salinas, Vera Cruz, Maragogipe e Salvador.

 

 

Inaugurado

Será inaugurado no mês de julho, em Salvador, um novo espaço educacional voltado para o desenvolvimento dos bebês e primeira infância. O Espaço Canguru será uma escola com atividades programadas especialmente para as diversas fases do bebê, e fará toda a diferença para o desenvolvimento dos alunos com atividades e estímulos para a linguagem, motricidade fina e grossa, sentidos, parte social, e cognitiva. 

 

Escolhido

O Plano Nacional de Educação (PNE) completou um ano de vigência, o líder do PTN na Câmara, deputado Bacelar (BA), foi escolhido o relator da comissão especial que vai discutir a Lei de Responsabilidade Educacional, instalada depois de um pedido do parlamentar ao presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A presidência da comissão ficou com a deputada Gorete Pereira (PR-CE). 

 

Revisão

O Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) está em processo de revisão, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), viabiliza de forma transparente e democrática uma série de discussões com os mais variados segmentos da cidade. 

Bastidores & Política