Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Participação

13 de julho de 2015 \\ Bastidores & Política

Para divulgar e aquecer as vendas de pacotes turísticos, principalmente durante a baixa estação na Bahia, operadoras de turismo de todas as zonas turísticas do estado terão a possibilidade de participar da Turismo Week. A informação foi divulgada pelo secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, e pelo superintendente estadual de investimentos em polos turísticos, Fernando Ferrero, durante reunião com representantes do trade. O encontro aconteceu na Secretaria do Turismo (Setur), em Salvador. Exclusivamente por meio do site da Turismo Week, as operadoras terão duas oportunidades para comercializar os pacotes turísticos a preços reduzidos. A primeira será durante a Turismo Week Nordeste, entre os dias 10 e 16 de agosto. Em seguida, na edição nacional da semana, de 17 a 30 de agosto, operadoras de todo o País vão comercializar os mais diferentes destinos turísticos.

 

Acesso ao crédito

O Plano Safra 2015/2016 e maior acesso ao crédito para empreendimentos, gerenciados por jovens e mulheres, foram alguns dos assuntos discutidos em reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). O encontro foi realizado, no Sol Bahia Hotel, no bairro de Patamares, em Salvador. Aberta pelo presidente do conselho e titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, a reunião teve a presença do diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, do secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Francisco Rodrigo Amaral, de representantes de secretarias estaduais, organizações ligadas à agricultura familiar e de movimentos sociais.

 

Mais música

Com o intuito de democratizar o acesso à música erudita em Salvador e região metropolitana, o projeto Sextas Instrumentais, uma parceria entre a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), leva uma série de apresentações gratuitas de modo itinerante e periódico a cinco espaços culturais da Secult. Os espetáculos vão ser realizados no Cine Teatro Lauro de Freitas, Solar Boa Vista, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música, entre os meses de julho e dezembro, pelo menos uma sexta-feira a cada dois meses, às 15h. Com proposta artístico-pedagógico, os concertos caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens. 

Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia, das quais a Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é arquitetado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes.


 

Falando em música

Samba, reggae, forró e rap são alguns dos estilos musicais que animam o Pelô, no Centro Histórico de Salvador, neste fim de semana. A programação é promovida e apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). O Baile Pastoril de Saubara, uma das grandes manifestações populares do distrito de Santo Amaro, município do Recôncavo Baiano, se apresentou, no Largo Tereza Batista,  durante evento aberto ao público.

 

Etnia empreendedora

O Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo (Emunde) – projeto que envolve diversas organizações da sociedade civil para promoção e valorização de pequenos e médios empresários – realizou em Salvador, um seminário sobre empreendedorismo étnico e feminino. Com foco nos povos e comunidades tradicionais da Bahia, a atividade foi no Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, órgão vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), que apoia a iniciativa. Participaram do evento, que foi aberto ao público, os coordenadores do equipamento social, Walmir França, e do Emunde, Edson Costa, e a representante da comissão gestora da Política Estadual de Fomento ao Empreendedorismo de Negros e Mulheres, instituída pela Lei 13.208/14 e coordenada pela Sepromi, Elísia Santos.

Bastidores & Política