Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores & Política

13 de julho de 2015 \\ Bastidores & Política

Participação

Para divulgar e aquecer as vendas de pacotes turísticos, principalmente durante a baixa estação na Bahia, operadoras de turismo de todas as zonas turísticas do estado terão a possibilidade de participar da Turismo Week. A informação foi divulgada pelo secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, e pelo superintendente estadual de investimentos em polos turísticos, Fernando Ferrero, durante reunião com representantes do trade. O encontro aconteceu na Secretaria do Turismo (Setur), em Salvador. Exclusivamente por meio do site da Turismo Week, as operadoras terão duas oportunidades para comercializar os pacotes turísticos a preços reduzidos. A primeira será durante a Turismo Week Nordeste, entre os dias 10 e 16 de agosto. Em seguida, na edição nacional da semana, de 17 a 30 de agosto, operadoras de todo o País vão comercializar os mais diferentes destinos turísticos.

 

Acesso ao crédito

O Plano Safra 2015/2016 e maior acesso ao crédito para empreendimentos, gerenciados por jovens e mulheres, foram alguns dos assuntos discutidos em reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). O encontro foi realizado, no Sol Bahia Hotel, no bairro de Patamares, em Salvador. Aberta pelo presidente do conselho e titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, a reunião teve a presença do diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, do secretário executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Francisco Rodrigo Amaral, de representantes de secretarias estaduais, organizações ligadas à agricultura familiar e de movimentos sociais.

 

Mais música

Com o intuito de democratizar o acesso à música erudita em Salvador e região metropolitana, o projeto Sextas Instrumentais, uma parceria entre a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), leva uma série de apresentações gratuitas de modo itinerante e periódico a cinco espaços culturais da Secult. Os espetáculos vão ser realizados no Cine Teatro Lauro de Freitas, Solar Boa Vista, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música, entre os meses de julho e dezembro, pelo menos uma sexta-feira a cada dois meses, às 15h. Com proposta artístico-pedagógico, os concertos caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla a música erudita e popular, intercaladas com a explicação sobre as obras, compositores e período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens.

Fazem parte do projeto quatro cameratas formadas por músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia, das quais a Opus Lúmen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas. O projeto é arquitetado de forma que todos os grupos circulem pelos espaços culturais participantes.

 

 

Falando em música

Samba, reggae, forró e rap são alguns dos estilos musicais que animam o Pelô, no Centro Histórico de Salvador, neste fim de semana. A programação é promovida e apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). O Baile Pastoril de Saubara, uma das grandes manifestações populares do distrito de Santo Amaro, município do Recôncavo Baiano, se apresentou, no Largo Tereza Batista,durante evento aberto ao público.

 

Etnia empreendedora

O Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo (Emunde) – projeto que envolve diversas organizações da sociedade civil para promoção e valorização de pequenos e médios empresários – realizou em Salvador, um seminário sobre empreendedorismo étnico e feminino. Com foco nos povos e comunidades tradicionais da Bahia, a atividade foi no Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, órgão vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), que apoia a iniciativa. Participaram do evento, que foi aberto ao público, os coordenadores do equipamento social, Walmir França, e do Emunde, Edson Costa, e a representante da comissão gestora da Política Estadual de Fomento ao Empreendedorismo de Negros e Mulheres, instituída pela Lei 13.208/14 e coordenada pela Sepromi, Elísia Santos.

Bastidores & Política