Relacionamento e redes sociais: Um caso complicado de se entender

08 de abril de 2014 \\ Carina Góes

Na alegria ou na tristeza, as redes sociais fazem faz parte do enredo de muitas histórias de amor.
 
Em tempos de namoro on-line, a Internet virou uma grande aliada, inclusive, dos conquistadores de plantão. No entanto, se à primeira vista redes sociais e namoro parecem ser uma boa combinação, quando o relacionamento fica sério e é assumido publicamente, eles podem se tornar inimigos invariáveis. Afinal, quem nunca ficou desconfiado ou teve uma discussão por causa de algo que viu e não gostou no Facebook ou Twitter do namorado que atire a primeira pedra. 
 
Ultimamente tenho visto e ouvido relatos dos dois exemplos. Daqueles que iniciam um relacionamento após os clicks da internet e daqueles que após uma busca pelo face acabaram descobrindo o que não queriam.
 
O acesso às informações sobre o parceiro(a) disponíveis nas redes sociais pode estimular o ciúme ou o excesso de vigilância, o que, indiscutivelmente, não é bom para nenhum namoro. Ok, sabemos que cada caso é um caso, mas existem algumas situações que sempre geram brigas entre os casais.
 
Uma delas é com relação ao Status de relacionamento e o troca-troca dele. Por mais que a confiança precise ser exercitada diariamente é preciso ter em mente que um ‘status no Facebook’ não prende uma pessoa à outra. Antes de sair por aí espalhando aos quatro ventos se está solteira ou namorando, espere para ver se o relacionamento engatou e converse com o parceiro como ele gostaria de se apresentar publicamente. Imagine você mandar a solicitação de ‘relacionamento sério’ e ele não aceitar, fica chato e, provavelmente, você não vai gostar.
 
Deve-se existir também moderação no que se expõe na rede. Desabafos e declarações, mesmo que por meio de reproduções de imagens ou citações aleatórias, que remarque os momentos do relacionamento: do começo romântico, passando pelas crises até o fim do namoro não são legais. Essas mensagens podem ser facilmente decodificadas e todo mundo passa a acompanhar os altos e baixos do seu namoro.
 
E pense bem antes de sair bisbilhotando por ai, ainda mais se a pesquisa da vez for sobre o ex. O ideal é deixar o passado no passado. Vire essa página de sua vida e viva o novo! O que você vai ganhar rastreando a vida do ex? No máximo, vai ficar sabendo em tempo real o que ele curtiu e, no dia seguinte, conferir em fotos o quanto ele se divertiu. 
 
Então, se você está em um relacionamento e tem percebido que as redes sociais estão deixando o que já é difícil ainda mais complicado, a minha dica para evitar problemas no seu namoro é repensar o que é exposto nas redes sociais e lembrar sempre que o problema não é o mundo virtual, mas o uso que as pessoas fazem dele.