SEGUNDO CIES, FICAREMOS FRUSTRADOS
Segundo a previsão do CIES Football Observatory a final da copa será Brasil x Espanha e os europeus levarão a taça. Eliminaremos a França nas semi que perderão a disputa do terceiro lugar para a Argentina. Isso mesmo, para o instituto a Alemanha cai nas quartas para nossos “mui Hermanos”.
Para quem não conhece o instituto, o CIES Football Observatory é um órgão que desde 2005 vem trabalhando e analisando dados estatísticos sobre os esportes em geral. Hoje independente, o CIES nasceu de uma parceria da FIFA com a Universidade de Neuchatêl, na cidade do mesmo nome, na Suíça, e seus trabalhos embasam decisões da própria FIFA, bem como da UEFA e outras entidades e empresas ligadas ao futebol.
Futebol, como outros esportes, é infinitamente mais que um ajuntamento ordenado de dados estatísticos. Sequer há o que se discutir a esse respeito, mas, por outro lado, dados estatísticos têm validade e são indicadores, bons indicadores, sobre o que pode vir a fazer um atleta, um time, uma seleção, ou o que se esperar de um campeonato, mesmo que seja
a Copa do Mundo.
Entretanto, por mais dados levantados e processados por computadores e softwares fantásticos e analisados por especialistas, o acaso, que muitos chamam de deuses dos estádios, continuará a ter papel de extrema relevância no resultado de uma partida.
Como eles trabalham?O CIES Football Observatory vem analisando a carreira e o desempenho dos atletas que formaram os quatro times finalistas das últimas quatro Copas do Mundo. A partir desse trabalho, seus analistas identificaram alguns fatores que, em tese, permitem uma avaliação e mesmo uma previsão de desempenho de um time formado por eles numa competição.
Para chegar ao potencial estimado dos times nessa Copa do Mundo que está em seu início, os seguintes indicadores foram considerados, jogador por jogador:
- número de partidas por ligas nacionais de cada um;
- número de partidas por ligas disputadas nos últimos 2 anos antes da Copa;
- número de gols marcados nas ligas durante a carreira;
- número de gols marcados nos últimos 2 anos em jogos das ligas;
- número de jogos pelos selecionados nacionais nos últimos 2 anos;
- número de jogos em Copa do Mundo durante a carreira.
Assim, as seleções foram classificadas uma a uma de acordo com seus jogadores convocados para essa Copa do Mundo.
O Curioso é que, quando assisto ao noticiário, pergunto a colegas, ou reflito “com meus botões” quem chegará à fase final, sempre me chego a mesma resposta. Normalmente, todos dizem, devem chegar Brasil, Espanha, Argentina e Alemanha, mas sempre haverá espaço para uma surpresa. Ou seja, nós esperamos três dessas quatro e uma dita zebra.
Ora, eles apontaram a zebra França ocupando a vaga da Alemanha. Ou seja, nada tão anormal.
No entanto, uma coisa realmente parece destoar nesses dados. O leitor mais atento percebeu que, segundo esta previsão, Portugal vencerá a Alemanha na fase de grupos.
Então, não precisaremos de tanto tempo para saber se estes números fazem sentido.
Quanto a mim, penso exatamente igual a maioria, três das quatro vagas nas semifinais serão de Argentina, Alemanha, Brasil e Espanha. Mas, sabendo que zebras sempre acontecem, aposto que os quatro não chegarão juntos a fase final. Teremos alguma surpresa. Sempre tivemos, e ela tornará a aparecer. Mas, não há de ser a França. Ficaria mais feliz vendo Bélgica, Colômbia ou Uruguai entre os quatro.