• FEIRA DE SANTANA: Pacientes participam da Camanha Julho Verde e são encaminhados para exame

FEIRA DE SANTANA: Pacientes participam da Camanha Julho Verde e são encaminhados para exame

28 de julho de 2019 \\ Geral

José Carlos Jesus Santos foi um dos pacientes encaminhados às unidades que atendem pelo SUS pelos médicos que participaram dos atendimentos relacionados ao Dia Internacional de Prevenção e Conscientização do Câncer da Cabeça e Pescoço, neste sábado, 27.

Os atendimentos, gratuitos, foram prestados no estacionamento da Prefeitura, pela manhã e fazem parte do “Julho Verde”, campanha nacional de prevenção. Os exames, gratuitos, vão confirmar ou descartar a presença da doença.

“Há uns oito meses comecei a sentir dificuldade para engolir. Vim aqui para tirar as dúvidas e fui encaminhado para fazer estes exames”, disse, mostrando a solicitação assinada pelo médico Leonardo Rios.

Esta doença caracteriza-se pelo aparecimento de tumores na região das vias aéreo-digestivas, como amigdalas, boca, bochechas, faringe, gengivas, laringe, língua e seios paranasais.

Cirurgião de cabeça e pescoço, Tércio Guimarães disse que a campanha teve como objetivo o diagnóstico precoce da doença, um dos cinco cânceres mais frequentes entre os homens – embora não seja frequente, e reverter os problemas provocados pela demora em descobrir o câncer.

“O diagnóstico e o tratamento significam para estas pessoas melhora na qualidade de vida porque os tumores dificultam o mastigar, engolir, falar, gerando impacto negativo”. Após passar por vários médicos, às vezes Até chegar ao especialista, diz, o câncer já está em estado avançado.

O Nucao (Núcleo de Câncer Oral), da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) também participou dos atendimentos, fazendo avaliação das bocas dos pacientes. “O diagnóstico mais cedo torna o tratamento com maior chance de sucesso”, disse a odontologista Marla Smille.

Também participou dos atendimentos o cirurgião de cabeça e pescoço, Bruno Ribeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE