• FEIRA DE SANTANA: Equipes Core e Automato apresentam melhores projetos em Hackthon da Nasa

FEIRA DE SANTANA: Equipes Core e Automato apresentam melhores projetos em Hackthon da Nasa

21 de outubro de 2019 \\ Geral

As equipes Core e Automato foram, respectivamente, primeiro e segundo lugares no Space Apps Challenge Feira de Santana, realizado entre sexta-feira à noite e o final da tarde de domingo, no campus da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências). A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, através da Fundação Egberto Costa. O prefeito Colbert Martins Filho prestigiou o evento.

O time campeão pensou na criação de boias para serem usadas no oceano e que trabalham em rede  e a segunda melhor equipe criou um chip mecânico que funciona em condições adversas, como alta pressão ou temperatura.

Os seus trabalhos participarão da fase mundial – dois representantes de cada cidade terão seus pitch analisados por técnicos da Nasa. Os melhores, como premiação, visitarão o Centro Espacial americano.

Os participantes do time vencedor da maratona ganharam um smartphone, cada, e os membros da segunda colocada receberam um smatwatch, cada um deles. Ambas gravarão um vídeo em inglês e enviarão à NASA, onde serão analisados por técnicos. Os cinco melhores serão convidados a visitar o Space Center da NASA.

Foi a primeira vez que o Hackathon da Nasa, agência espacial estadunidense, que é promovido anual e simultaneamente em vários países, aconteceu no município. Teve a participação de 20 equipes, cada uma com cinco integrantes.

Os “hackatheiros” acamparam no espaço externo da FTC, onde intercalaram os momentos de descanso com jogos, alimentação e sessões de massagens, preparados exclusivamente para eles.

O desafio Space Apps Feira de Santana reuniu jovens de várias cidades e universidades - de Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, além de Feira de Santana.

O Desafio não é institucional. O professor Fabrício Oliveira, organizador do evento na cidade, os participantes também podem interagir com hackas de outras localidades e trocarem experiências, criar uma rede de apoio e conhecimento.

Os critérios utilizados para avaliar cada projeto foram: impacto, criatividade, validade, relevância e apresentação. Por isso, os participantes foram orientados a serem a dinâmicos e dividir as tarefas no grupo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.