• JURANDY OLIVEIRA PARABENIZA VALENÇA PELO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL

JURANDY OLIVEIRA PARABENIZA VALENÇA PELO ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL

11 de novembro de 2019 \\ Geral

Com população estimada em 96,6 mil habitantes, Valença foi homenageada pelo deputado Jurandy Oliveira (PP), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), por conta de seu aniversário de 60 anos de emancipação política, a ser comemorado no dia 10. Em moção de aplausos, o parlamentar elogiou a cidade, “conhecida por sua beleza natural”, que recebe anualmente “milhares de turistas de todos os estados” e que já revelou “grandes artistas, nos mais diversos seguimentos”.

A emancipação, na avaliação do parlamentar, representou avanços significativos, porque “estimulou o recebimento de recursos financeiros para a comunidade, que puderam ser revertidos em melhorias nas áreas da saúde, educação, segurança e lazer, aprimorando-se também a estrutura político-administrativa”.

O documento legislativo registra que as terras que compõem o atual município de Valença faziam parte da Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus e estavam subordinadas administrativamente à Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Por Carta Régia de 23 de janeiro de 1799, foi criada a Vila de Nova Valença do Santíssimo Coração de Jesus. Em 10 de novembro de 1849, a sede municipal recebeu foros de cidade, com a denominação de Industrial Cidade de Valença. 

Jurandy Oliveira destaca os diversos prédios antigos como patrimônio da cidade, a exemplo das igrejas de Nossa Senhora do Amparo e do Sagrado Coração de Jesus, lembrando que o município “conserva estruturas históricas, apresentando belíssimos altares, imagens sacras e antigos azulejos, além de um interessante patrimônio arquitetônico e cultural, perceptíveis nos seus antigos sobrados e nas suas ruas e calçadas estreitas”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE