• ALEX DA PIATÃ DEFENDE INCLUSÃO DO FRANGO E OVO CAIPIRAS NO CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR

ALEX DA PIATÃ DEFENDE INCLUSÃO DO FRANGO E OVO CAIPIRAS NO CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR

19 de novembro de 2019 \\ Geral

Com o intuito de incentivar a agricultura familiar na criação do frango caipira e produção de ovos in natura, o deputado Alex da Piatã (PSD) apresentou o Projeto de Lei nº 23.647/2019, que inclui frango e ovo caipiras no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino da Bahia. 
 
Ao justificar a proposição, o parlamentar elencou as vantagens da carne de frango, como fornecedora de niacina (vitamina B3), selênio e vitamina B6. “A niacina, por exemplo, é essencial para a saúde do cérebro e pode ter efeitos protetores contra o Mal de Alzheimer, além de ser essencial para a proteção contra o câncer”, explicou. Além disso, ressaltou o deputado, a carne de frango ajuda a manter os níveis baixos de homocisteína, substância que, em altos níveis, pode causar danos às paredes dos vasos sanguíneos.
 
Quanto ao ovo, o projeto pontua que ele previne doenças, retarda envelhecimento e pode melhorar o colesterol. “É um dos alimentos mais completos que existem, por conter quase todos os nutrientes essenciais e necessários para a dieta humana, sendo um excelente aliado auxiliar na manutenção da boa memória”, destacou Alex da Piatã. 
 
Ele destacou ainda um nutriente encontrado sobretudo na gema de ovo, a colina, como sendo fundamental para a formação de todos os neurônios, membranas de células e de nervos. “Importantíssimo para a memória e para o desenvolvimento intelectual de todos os seres humanos, em todas as idades, mais precisamente na infância, especialmente na idade pré-escolar e escolar, quando todas as estruturas cognitivas estão se consolidando”, registrou.
 
Para o deputado, “a inclusão de frango e ovo caipiras na merenda escolar vai proporcionar uma melhor qualidade de vida aos estudantes do nosso Estado e, consequentemente, a melhora no seu desempenho acadêmico”.

Projeto passará pelas comissões de Constituição e Justiça; Agricultura e Política Rural; e Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE