• Dia Mundial da Saúde Ocular alerta para  necessidade de cuidar da visão

Dia Mundial da Saúde Ocular alerta para necessidade de cuidar da visão

10 de julho de 2020 \\ Geral

Eles são as janelas da alma. Nossos olhos são os principais responsáveis por nossa percepção do universo. Para que o sentido da visão seja aproveitado de forma plena, o cuidado com os olhos é indispensável. O “Dia Mundial da Saúde Ocular”, comemorado no dia 10 de julho, foi criado para alertar sobre essa necessidade.

De acordo com o IBGE, mais de 6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual no Brasil. Alguns desses problemas podem ser evitados quando identificados e tratados corretamente. Por isso é tão importante consultar o oftalmologista periodicamente, mesmo na ausência de sintomas. Manter visitas regulares ajuda na prevenção e evita o agravamento de doenças assintomáticas.                                      

Além disso, é fundamental tomar alguns cuidados básicos no cotidiano. Usar óculos escuros para proteger, por exemplo, deve fazer parte da rotina. A exposição aos raios ultravioletas em excesso pode agravar doenças como catarata e provocar danos na retina.  

Para fomentar a importância desses cuidados, nossa sugestão é entrevistar um oftalmologista que possa falar sobre os problemas oculares mais comuns, como evitá-los e como perceber os sintomas. Quais são os sinais de que há algo errado com nossa visão? Quais hábitos devemos evitar para proteger nossos olhos? Com que frequência e em quais situações devemos procurar um oftalmologista?


Fonte: Dra. Clara Afonso, oftalmologista do HCOE- Hospital de Olhos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE