• ARTIGO: Você já conhece o MAS- Movimento Anti-Suicídio?

ARTIGO: Você já conhece o MAS- Movimento Anti-Suicídio?

24 de setembro de 2020 \\ Geral

O MAS- Movimento anti- suicídio,  é ainda um bebê, nasceu  em julho de 2020, após uma longa maturação dessa ideia que já existe desde muitos anos e que agora vem tomando corpo e criando grandes laços de parceria e amizade no seu desenvolvimento,  já que ele conta com uma equipe multiprofissional e voluntária.

O MAS tem por objetivo a promoção de ações continuadas de prevenção ao suicídio e de apoio a pessoas e familiares de pessoas com ideação suicida ou que cometeram suicídio.

E já que para o MAS, falar sobre o suicídio não pode mais ser um tabu. Então a função do MAS é levar cada vez mais conhecimento a essas pessoas e abrir espaço para que elas sejam acolhidas, falem, sejam entendidas e consigam ter maior engajamento com a vida e maior vontade de viver.

Tá, mas de que maneira? 

A curto prazo, Através de ações de promoção a vida, e dentro de um movimento continuo realizar intervenções e criação  de conteúdo anti-suicídio o ano inteiro e não apenas no mês de setembro como acontece atualmente. 

E a médio prazo, a ideia é criarmos uma rede de apoio para pessoas com ideação suicida e seus familiares, bem como criar também  um espaço onde exista uma troca mútua e construtiva, em que as pessoas que vivem essas situações possam dialogar suas dores, e se fortalecerem através das suas experiências de vida e de superações.  E no futuro, algo a um prazo maior,  prevê-se que existam locais físicos, em que todas essas ações possam acontecer de maneira presencial, das mais diversas formas possíveis, como oficinas, palestras, encontros, atendimentos, dentre outros.

Acredito que o setembro amarelo surge como marco inicial de toda essa movimentação que existe hoje, porém, muitas pessoas tiram a própria vida o ano inteiro e não apenas em setembro, então acreditamos que precisamos manter ações preventivas e de apoio o ano inteiro. De setembro à setembro.

Precisamos falar mais a respeito do assunto, estudar mais a respeito e desenvolver cada vez mais e mais políticas públicas e ações de prevenção e de apoio, para que o números de casos de suicídio reduza. Trata-se de uma questão de Saúde Pública!

MAS, para isso é  necessário que cada vez mais pessoas se interessem pelo assunto, que infelizmente ainda é tabu! MAS que com a sua ajuda pode deixar de ser!

Pois a vida pode trazer muitos desafios em que as vezes as pessoas não enxergam uma saída, MAS com certeza viver é a melhor opção!  


Contamos com você!


Se você leu até aqui, compartilhe essa ideia, todo nascimento deve ser celebrado, comemorado e divulgado! 


"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, sonho que se sonha junto é realidade " 


MAS - amor a vida, amor a você! 


Sophia Sá Barretto 

Coordenadora Geral do MAS


@movimentoantisuicidio

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE