• Governador entrega clínica de nefrologia e melhorias em infraestrutura na cidade de Santo Estevão

Governador entrega clínica de nefrologia e melhorias em infraestrutura na cidade de Santo Estevão

09 de janeiro de 2021 \\ Geral

O governador Rui Costa participou nesta sexta-feira (8), na cidade de Santo Estevão, da inauguração da Clínica de Nefrologia do município e entregou obras de pavimentação e drenagem em vias da cidade e melhorias no abastecimento de água do povoado do Sítio do Aragão e de outras localidades.

O governador autorizou também obras nas estradas vicinais dos municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Foi autorizada ainda a implantação da extensão de rede de iluminação pública da Avenida Paraguaçu, no trecho entre a sede da cidade até o Porto Castro Alves.

“Os investimentos na infraestrutura da cidade foram de mais de 30 milhões de reais e 20 milhões para outros municípios, no apoio à recuperação das estradas vicinais, esgotamento sanitário, abastecimento de água, para a área cultural, e estamos montando um complexo escolar com piscina para atender duas escolas do estado e as escolas municipais também”, informou o governador durante a visita.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O Prefeito de Santo Estevão, Rogério Santos Costa, destacou que a inauguração da clínica nefrológica trará muitos benefícios para moradores de Santo Estevão e também de outros municípios, pois não precisarão vir a Feira de Santana para realizar tratamentos nessa área.

“Temos 103 pacientes de Santo Estevão que fazem diálise, e já vão fazer aqui no município, além de moradores de outros três municípios que não precisarão ir a Feira de Santana. E dentro dos 417 municípios da Bahia, 20 municípios apenas têm clínica de hemodiálise”, afirmou Rogério Santos Costa.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Durante o evento, o Superintendente da Embasa, Raimundo Neto, ressaltou sobre os investimentos que a empresa vem realizando também em Feira de Santana, sobretudo após a assinatura de um contrato com o município.

“Em 2016 inauguramos o Centro de Reservação Norte e Leste para atender dois grandes vetores da cidade, e o último a ser acelerado é o Centro de Reservação do Tomba. Também já iniciamos a duplicação da adutora que liga Feira de Santana a Conceição da Feira, uma adutora de 1.400 milímetros, que é capaz de trazer para Feira de Santana uma vazão de até 3 mil litros por segundo. Estamos dobrando a capacidade do sistema. Ainda agora no início do ano será licitada a parte de produção, a estação de tratamento de água e a nova captação de Feira de Santana, que terá água para atender a demanda atual e a demanda dos próximos 30 anos”, elencou o superintendente da Embasa.

Raimundo Neto ressaltou que nesse período, devido ao aumento do consumo e o crescimento que o município teve nos últimos anos, ocorrem algumas reclamações, as quais estão avaliadas pela empresa.
“Esse sistema vai deixar pra trás a reclamação de falta de água no município. O investimento no Centro de Reservação do Tomba é de 40 milhões de reais, e no total, incluindo a nova adutora e a nova produção, chega próximo aos 400 milhões de reais. O município de Feira de Santana corresponde a 85% do volume e os municípios de Conceição da Feira, São Gonçalo, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis o restante”, disse.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE