• Pequenos agricultores da Bacia do Rio Jiquiriçá serão beneficiados com sistemas agroflorestais

Pequenos agricultores da Bacia do Rio Jiquiriçá serão beneficiados com sistemas agroflorestais

12 de janeiro de 2021 \\ Geral

Pequenos agricultores e povos e comunidades tradicionais localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Jiquiriçá serão beneficiados com a recuperação de áreas degradadas das suas propriedades rurais, por meio de sistemas agroflorestais. A iniciativa será coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e é resultado de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. O recurso irá subsidiar a aquisição de materiais, insumos e ferramentas para formação dos Kits Sistemas Agroflorestais.

A Sema vai identificar as áreas prioritárias para restauração, levando em consideração as propriedades que possuem Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir) e com planos de recuperação de áreas degradadas a serem implementados. Além de realizar a entrega dos Kits Sistemas Agroflorestais, os técnicos da Sema irão realizar capacitações para os pequenos produtores, com os seguintes temas: Regularização ambiental de imóveis rurais; Produção Agroflorestal; Beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade.

“A proposta favorece a conservação da biodiversidade e a recuperação dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelas áreas recuperadas, além de trazer benefícios socioeconômicos, como geração de renda para os agricultores e comunidades tradicionais envolvidas”, destacou o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira.

O coordenador de Políticas e Projetos da Diretoria de Biodiversidade e Florestas da Sema, Pablo Rebelo, destaca ainda que a implantação dos sistemas agroflorestais vai contribuir com a melhoria das condições ambientais da bacia. “Vamos ter uma melhora na infiltração das águas pluviais no solo e redução dos efeitos da erosão hídrica. O uso de espécies da sociobiodiversidade, consorciadas com espécies frutíferas e nativas florestais, pode auxiliar ainda a diversificação da produção agrícola”, completou.

A Bacia Hidrográfica do Jiquiriçá é a maior sub-bacia do Recôncavo Sul, ocupando uma área de 6,9 mil quilômetros, abrangendo 19 municípios, com uma população total de 331.433 habitantes

Fonte: Ascom/Sema

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE