• FEIRA DE SANTANA: Moderno sistema para emissão de alvarás será implantado pela Sedur

FEIRA DE SANTANA: Moderno sistema para emissão de alvarás será implantado pela Sedur

14 de janeiro de 2021 \\ Geral

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Prefeitura de Feira de Santana, vai implantar um moderno sistema de licenciamento. Trata-se da plataforma BIM (Building Information Modelelling – Modelagem da Informação da Construção), que pode reduzir o tempo da liberação de alvarás e impedir construções irregulares.


Essa plataforma pode trazer diversas melhorias no âmbito de aprovação de projetos, já que possui dados inteligentes, automatizando análises e validação dentro das normas para liberação de alvarás de construção. Além disso, permite o desenvolvimento de projetos em 3D - imagem tridimensional.


"Com a tecnologia BIM, os projetos já serão apresentados numa plataforma com todos os parâmetros legais, vez que o sistema só aceitará se estiverem de acordo com a lei, evitando correções, atrasos,  perda de tempo,  facilitando e agilizando a sua aprovação", explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro.  Algo semelhante com o uso dessa tecnologia já existe em Salvador e outras cidades do mundo.


Uma reunião para buscar mais detalhes sobre a operacionalidade da plataforma foi realizada nesta quinta-feira, 14. O engenheiro responsável por implantar o sistema em Salvador, Ricardo Torreão, esteve presente.


"Esta é uma grande plataforma que atrai investidores e movimenta toda cadeia de engenharia e arquitetura. Além disso, pode reduzir o tempo da liberação dos alvarás de um ano a um ano e meio, para trinta a sessenta dias", enfatizou o engenheiro Ricardo Torreão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE