• DEL CARMEN QUER CRIAR COMISSÃO MUNICIPAL DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM JEQUIÉ

DEL CARMEN QUER CRIAR COMISSÃO MUNICIPAL DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM JEQUIÉ

23 de março de 2022 \\ Geral

A deputada Maria del Carmen Lula (PT) recomendou ao prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana, por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a criação da Comissão Municipal de Acompanhamento de Situação de Emergência, com a participação da população. Conforme a parlamentar, o objetivo é cumprir a função do ConCidade, ainda não implantado no município, em razão da grave situação que se encontra a cidade, diante das chuvas ocorridas nos últimos meses.

Segundo Del Carmen, diversos municípios baianos sofreram as consequências das fortes chuvas desde o mês de dezembro de 2021, dentre inundações, alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra causados pelos temporais e pelas cheias dos rios. “Muitas famílias encontram-se em abrigos nas cidades, tais como escolas, associações e ginásios de esportes, por impossibilidade de retornar às suas residências, e, mesmo que retornem, enfrentarão muitos desafios de ordem material e moral, pela perda de bens”, afirmou a deputada.

De acordo com a petista, a população de Jequié sofreu e sofre com as consequências das chuvas de dezembro, e, ainda assim, não possui o ConCidade, que é o Órgão que tem por finalidades debater, formular e deliberar diretrizes para a política municipal de desenvolvimento urbano, bem como monitorar e avaliar a sua execução e a de programas, exercendo a integração e o controle social das políticas específicas de habitação, gestão fundiária, saneamento básico, planejamento e gestão territorial e de mobilidade urbana que a compõem.

“É necessária a criação de uma Comissão Municipal de Acompanhamento de Situação de Emergência que permita tanto aos cidadãos, quanto as suas coletividades associadas, englobando movimentos sociais, associações de moradores e afins, participar das deliberações e acompanhar a execução das ações que do município de Jequié para enfrentar a situação de crise decorrente das chuvas”, ressaltou Maria del Carmen.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.