• Projeto Rondon inicia atividades neste sábado em Maria Quitéria

Projeto Rondon inicia atividades neste sábado em Maria Quitéria

27 de janeiro de 2023 \\ Geral

Os moradores do distrito Maria Quitéria serão contemplados nos próximos dias com uma ampla programação envolvendo oficinas e diversas atividades de ciência, jogos lúdicos, contação de histórias, artes e show de talentos. A programação faz parte da Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon e acontecerá a partir deste sábado (28) e segue até o dia 09 de fevereiro no distrito.  

Tendo como centro regional a cidade de Feira de Santana, a Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon ocorre entre os dias 27 de janeiro a 11 de fevereiro de 2023 em outros 12 município baianos. A  iniciativa visa contribuir com o desenvolvimento da cidadania dos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais.

Durante duas semanas, cada município receberá duas Instituições de Ensino Superior (IES) com dez integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por universidade, para trabalharem com oficinas práticas em diferentes áreas do conhecimento.

Cerca de 252 professores e estudantes universitários, chamados "rondonistas", estão participando voluntariamente da iniciativa. 

“Esse projeto é extenso, e vai ter o engajamento de diversas áreas, com profissionais de saúde, comunicação, engenharia — tanto civil, quanto ambiental —, assim como cultura, esporte e lazer”, explica o secretário de Agricultura, Pedro Américo.

Além de Feira, as cidades de Anguera, Aramari, Caetanos, Candeal, Iaçu, Irará, Itatim, Ouriçangas, Pedrão, Rio do Antônio, Serra Preta e Tanquinho também serão contempladas com as atividades.

MAIS SOBRE O PROJETO

O nome do Projeto presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), que foi um militar sertanista e engenheiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio às populações indígenas brasileiras.

Entre 2005 e 2022, o Projeto Rondon realizou 87 Operações, as quais levaram ações transformadoras a um total de 1.272 municípios, estando presente em quase todas Unidades da Federação. O projeto capacitou 24.128 rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

O estado da Bahia já recebeu o Projeto Rondon em seis oportunidades, nos anos de 2007, 2008 e 2013.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.