• Homenageado pela Câmara, André Curvello diz que adotou Feira como sua cidade desde sua chegada, em 89

Homenageado pela Câmara, André Curvello diz que adotou Feira como sua cidade desde sua chegada, em 89

29 de outubro de 2023 \\ Geral

"Adotei Feira de Santana, como minha cidade, desde que aqui cheguei", disse o jornalista André Curvello, secretário estadual de Comuncação, que na noite desta sexta (27) recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Feirense. A homenagem ao soteropolitano, iniciativa do vereador Paulão do Caldeirão (PSC), reuniu dezenas de jornalistas e radialistas, além de autoridades como o deputado federal Zé Neto e o deputado estadual Angelo Almeida, entre outros. Os vereadores Emerson Minho (DC), Jurandy Carvalho (PL), Luiz da Feira (Avante) e Sílvio Dias (PT) também compareceram à  sessão solene, conduzida pela presidente da Casa, Eremita Mota (PSDB). Entre tantos profissionais da imprensa de Feira presentes, o gerente de jornalismo da TV Subaé, Marcílio Costa; o diretor do jornal Folha do Estado, Humberto Cedraz; o representante da Associação Bahiana de Imprensa, Jair Cesarinho, os apresentadores de programas jornalísticos Dilton Coutinho, Jorge Bianchi, Valdeir Uchoa, Juarez Fernandes, Silvério Silva, Itajay Pedra Branca, Valter Vieira e Fernando Moreira.

André, neto e filho de jornalistas,  relatou sobre como ele chegou a Feira de Santana, em 1989, para coordenar a sucursal do jornal "A Tarde". Mais adiante, em 1993, convidado pelo então prefeito João Durval, assumiu a Secretaria Municipal de Comunicação, "uma das experiências mais marcantes da minha vida".  Nesta cidade, disse, fortaleceu os seus ideais e conviveu com um "time inesquecível de profissionais", que lhe ajudaram a vencer os desafios: "Faço questão de enfatizar o quanto esta cidade significa para mim. Devo muito a Feira e o que posso fazer é defender o seu desenvolvimento".

Considerado um legado de sua gestão enquanto secretário de Estado, a  interiorização da comunicação, ele afirma que este é um "movimento permanente" que nasceu do ex-governador Rui Costa e está sendo mantido pelo atual, Jerônimo Rodrigues. Sobre a sua relação com a mídia, ele garante que a ética e a transparência estão sempre à frente. Finalizou o seu breve discurso lembrando de alguns profissionais da imprensa feirense que já se encontram em outro plano, a exemplo de  Conceição Lobo, Elis Regina, Egberto Costa, Helder Alencar, Geraldo Lima e Anchieta Nery.

Autor do Projeto de Decreto Legislativo que resultou na homenagem ao jornalista, o vereador Paulão do Caldeirão disse que esta é uma data "importante para a imprensa, especialmente do interior da Bahia".  André, avalia o vereador, desde a sua primeira gestão de secretário estadual, na primeira administração do governador Rui Costa, "modificou o cenário na Secom, "facilitando o contato dos profissionais com o governador e a tornar a Secom  uma casa de portas abertas, sem privilégios". Ao comparar com o passado, observou que a imprensa não tinha  oportunidade de audiência com o governador, "nem mesmo conseguíamos acesso à Governadoria". A honraria, ele acrescentou, "representa não apenas este vereador e meus colegas, que a aprovaram por unanimidade, mas a todos os profissionais de comunicação".

A presidente da Câmara, Eremita Mota, disse que o comunicólogo André Curvello, figura importante da imprensa na Bahia, contribuiu muito com Feira de Santana, em seu período de titular da Secom Municipal. Ocupando a pasta em nível estadual, ampliou oportunidades fora da capital, "mostrando que o interior tem força". Destacou que o jornalista sempre teve cuidado de evitar que a comunicação possa causar danos a quem quer que seja, sabe aproximar o setor público das diversas mídias, combate a falsa informação e possibilita as denúncias através de vários canais: "Fez história em Feira e, agora, na Bahia".

O deputado estadual Angelo Almeida enalteceu a carreira do seu colega  de primeiro escalão no Governo Jerônimo Rodrigues e disse que, agora feirense, André vai lutar ainda mais pelas conquistas almejadas pela cidade. Zé Neto, que também foi convidado a usar a Tribuna, falou sobre os avanços da comunicação no Governo do Estado, sob a liderança de André e reconheceu o seu espírito democrático à frente do cargo, ao afirmar que "não há um só jornalista ou radialista feirense que não tenha tido a oportunidade de ser recebido pelo secretário".

Fonte: ASCOM/CMFS


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.