• ARIMATEIA SAÚDA OS 149 ANOS DE CÍCERO DANTAS

ARIMATEIA SAÚDA OS 149 ANOS DE CÍCERO DANTAS

09 de junho de 2024 \\ Geral

O deputado José de Arimateia (Republicanos) parabenizou a cidade de Cícero Dantas, pela passagem do seu 149° aniversário de emancipação político-administrativa - comemorada no dia 9 de junho - por meio de moção de congratulações e aplausos, protocolada na Casa Legislativa.


“Essa data é motivo de celebração, por marcar mais um ano de independência desta querida e histórica cidade”, afirmou o parlamentar, saudando a todos os munícipes, “especialmente àqueles que me elegeram como um dos seus representantes nesta Casa, através dos honrados 101 votos”, acrescentou.


Arimateia saudou a história do município aniversariante, habitado inicialmente por indígenas, “embora o nome da tribo a que pertenciam permaneça desconhecido”, afirmou.


Seguindo o relato, o parlamentar lembrou a primeira comunidade de colonos brancos, que se estabeleceu na região, fruto das expedições que adentravam o sertão baiano, em busca de metais preciosos e novas terras para o desenvolvimento agrícola e pecuário.


O republicano destacou, também, a chegada, em dezembro de 1895, de Antônio Mendes Maciel, trajando o hábito franciscano, “visita que resultou na construção da Igreja Matriz e na escadaria de mármore, erguida com a ajuda de seus seguidores”, contou.


Segundo o legislador, o papel desempenhado por Antonio Conselheiro na Guerra de Canudos, quando ordenou aos seus jagunços que quebrassem as tábuas de impostos em praça pública, foi crucial. “O episódio conferiu à cidade, então chamada de Bom Conselho, um lugar de destaque no livro ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha”.


Por fim, Arimateia ressaltou a relevância de Cícero Dantas no cenário baiano e nacional, “diante da qual é justo e oportuno que esta Casa preste homenagem ao seu aniversário”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.