• ARIMATEIA SE CONGRATULA COM POVO DE ITABELA

ARIMATEIA SE CONGRATULA COM POVO DE ITABELA

22 de junho de 2024 \\ Geral

Com moção de congratulação, o deputado José de Arimateia (Republicanos) saudou o aniversário de 35 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Itabela, comemorados em 14 de junho Ele expressou “sinceras saudações a todos os itabelenses, povo acolhedor, que me recebeu de braços abertos e me honrou com 198 votos na última eleição”.


Na data especial, o deputado estendeu “um abraço simbólico” a cada habitante e reiterou “compromisso inabalável com o progresso e o bem-estar de nossa querida cidade”. Na moção, Arimateia resgatou a história do município e contou que ela se inicia por volta de 1949, quando madeireiros estabeleceram acampamento na região, então pertencente a Porto Seguro. Segundo ele, a construção da BA 02 (atual BR 101) na década de 1960, atraiu uma onda de imigrantes, em sua maioria envolvidos com a indústria madeireira, que se estabeleceram na microrregião.


Com o crescimento populacional acelerado, João Pereira, um dos pioneiros e proprietário de um armazém, dividiu suas terras em lotes para a população. Seu estabelecimento, ponto de parada dos tropeiros, onde se consultavam as distâncias para outras localidades, rendeu-lhe o apelido de João da Tabela, e ao local, o nome de Tabela. A abertura da BR 101, na década de 1970, marcou “a intensa integração de Itabela com as economias estadual e nacional”.


Ainda de acordo com a história contada pelo parlamentar, o governo estadual, reconhecendo o potencial da região, elaborou um Plano Diretor e iniciou a implantação de um Distrito Industrial, baseado na indústria madeireira, oferecendo incentivos fiscais às empresas ali instaladas. Naquela época, contabilizavam-se 157 serrarias. O desenvolvimento acelerado impulsionou as lideranças locais a lutarem pela emancipação. “Apesar da resistência do então prefeito de Porto Seguro, Ubaldino Pinto (Baiano), e da Câmara de Vereadores, o movimento emancipacionista ganhou força”, disse Arimateia, lembrando que a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou e o então governador Waldir Pires sancionou a emancipação do município.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.