• Pequenos e médios produtores rurais podem se inscrever em programa de melhoramento genético de rebanho

Pequenos e médios produtores rurais podem se inscrever em programa de melhoramento genético de rebanho

22 de julho de 2024 \\ Geral

Feira de Santana aderiu ao programa de melhoramento genético de rebanhos por meio de inseminação artificial, o +Pecuária Brasil. O acordo de cooperação técnica foi assinado na última quarta-feira (17) entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER).

O cadastro foi iniciado nesta segunda-feira (22), na sede da Seagri - localizada na rua Estados Unidos, 145, Bairro Kalilândia. Desta forma, os pequenos e médios produtores rurais interessados podem procurar o local para o credenciamento. A iniciativa atenderá todos os oito distritos do município

Conforme o acordo de cooperação técnica, a Prefeitura ficará responsável pelo cadastro e em disponibilizar o técnico responsável para acompanhar o andamento dos trabalhos, enquanto a CONAFER vai fornecer os insumos e executar o programa.

Entre os requisitos para o produtor participar é do rebanho estar vacinado contra a aftosa e brucelose, além dos animais vermifugados, em atividade pecuária e a propriedade com curral em condições de uso e pasto que supra as necessidades nutricionais do animal principalmente em períodos de seca. 

Uma reunião para tratar do assunto entre agentes distritais foi realizada na manhã de hoje (22) e a primeira visita ocorreu no povoado de Sete Portas, distrito de Jaguara.

De acordo com o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, a adesão demonstra o avanço da pecuária associado às novas tecnologias. 

“Este programa beneficiará todos os pequenos produtores rurais de Feira de Santana, trazendo melhorias genéticas aos animais. É um programa que trará resultados de médio e longo prazo no aumento de produção de leite, queijos, carnes e positividade na renda e na qualidade de vida do produtor rural”, citou Alexandre Monteiro.

+PECUÁRIA BRASIL

O programa +Pecuária Brasil consiste em promover o melhoramento genético nos rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos da agricultura familiar por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), com sêmens produzidos e doados pela multinacional Alta Genetics. 

O +Pecuária Brasil fornecerá a realização dos serviços de médicos veterinários de inseminação artificial e ultrassons, o protocolo, os sêmens e assistência técnica sem custos durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado neste período. Atualmente o programa é desenvolvido em vários municípios de diferentes estados brasileiros.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.