• ARIMATEIA FESTEJA DATA MAGNA DE PARAMIRIM

ARIMATEIA FESTEJA DATA MAGNA DE PARAMIRIM

17 de setembro de 2024 \\ Geral

Ao parabenizar Paramirim, que comemorou, nessa segunda-feira (16), 146 anos, o deputado José de Arimateia (Republicanos) fez questão de lembrar em moção de congratulações apresentada na Casa Legislativa que “a cidade de Paramirim também faz parte da minha trajetória. A cidade tem me acolhido ao longo de anos, na última eleição foram 148 votos que me tornaram um representante desta querida localidade”.


Assim, nesse dia 16 de setembro, junto à população de Paramirim, celebro mais um ano de emancipação e de fortalecimento da história da cidade. E, através desta moção, saúdo os paramirinhenses, bem como envio um simbólico abraço ao querido povo que, ao longo de anos, tem me acolhido e escolhido como um dos seus representantes neste Parlamento”, declarou.


Ele afirmou que, “neste momento de celebração, é importante reconhecer o esforço de todos os líderes comunitários, empresários, educadores, profissionais de saúde e todos os cidadãos que, com seu trabalho e dedicação, fazem de Paramirim um lugar melhor para se viver. Que esta data seja um marco de renovação e esperança para todos, e que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas e realizações”.


De acordo com ele, o nome Paramirim é de origem tupi-guarani e significa rio ou mar pequeno. “Conta-se que a primeira inserção ocorrida no território deste município deu-se em consequência da colonização e exploração das minas do Rio de Contas, no município de Rio de Contas, quando portugueses e brasileiros, seguindo pelas margens do rio Brumado, cujas nascentes convergem no Pico das Almas com as do Rio Paramirim, lograram acesso às Minas do Ouro do Morro do Fogo, nas proximidades do Vale do Paramirim, localizada na referida cidade”, explicou.


Desa forma, segundo José de Arimateia, surgiram, nos princípios do século XVIII, os primeiros habitantes da região, os portugueses Manoel José Pereira, Tenente Valéro Manoel Viana Luís Ribeiro de Magalhães, Antônio Ribeiro de Magalhães e Manoel Marques Vilela e os brasileiros Antônio da Rocha Bastos e José da Rocha Bastos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.