• Binho Galinha relembra história de Santo Estêvão

Binho Galinha relembra história de Santo Estêvão

23 de setembro de 2024 \\ Geral

O deputado Binho Galinha apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de congratulações pela passagem do 103° aniversário de emancipação política e administrativa de Santo Estêvão, celebrada no próximo dia 21 de setembro. O parlamentar pediu que a Casa dê conhecimento da homenagem às autoridades locais.

“Nesta data especial de 21 de setembro de 2024, em que a cidade de Santo Estêvão comemora 103 anos, queremos parabenizar todos os moradores, um povo hospitaleiro, ordeiro e trabalhador, pelo transcurso de seu aniversário de emancipação política e administrativa”, escreveu o parlamentar, definindo a economia municipal como pujante, “com destaque para a agricultura, no cultivo de feijão, milho, fumo, mandioca, laranja, castanha de cajú, bem como na horticultura e fruticultura irrigada”.

A moção descreve o município, do Centro-Norte da Bahia, com uma população de 54.940 habitantes, área territorial de 365 km², ressaltando os tradicionais festejos juninos como “o ápice da cultura do município”. Também anota sua origem, por volta de 1739, quando o padre português José da Costa Almeida se estabeleceu às margens do Riacho Salgado, instalando currais e edificando a Capela de Santo Estêvão, dando origem a um povoado, onde hoje é a sede do município de Santo Estêvão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.