• Afixação de adesivo com alertas do AVC passará ser obrigatório na Bahia

Afixação de adesivo com alertas do AVC passará ser obrigatório na Bahia

23 de outubro de 2024 \\ Geral

Na manhã desta terça-feira (22), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu parecer favorável ao Projeto de Lei 24.578/2015, do deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), que obriga a afixação de adesivo com sinais e sintomas do AVC (acidente vascular) em locais públicos, privados e em todos os modais de transportes no Estado.

Conforme o PL, os adesivos deverão ser afixados em locais visíveis e confeccionados com imagens elucidativas, linguagem clara e mínimo de poluição visual, de acordo o modelo feito pelo Ministério da Saúde cujo título é: ‘Aprenda os sinais do AVC’. Depois da aprovada na Comissão, agora a matéria segue para apreciação em plenário com pauta a ser definida pela Presidência.

Em sua justificativa, o deputado Arimateia enfatiza que “a identificação rápida dos sintomas do Acidente Vascular Cerebral é muito importante para o diagnóstico e o tratamento adequado, além da redução de sequelas graves. Não perder tempo é importante, cada minuto é decisivo, pois quanto maior for à duração para um diagnóstico e o tratamento maiores lesões o cerebral sofrerá.”

*O AVC |* O Acidente Vascular Cerebral aparece como a principal causa de invalidez e morte e também com consequência importante, é a incapacidade dos pacientes afetados em cerca de 45% das pessoas que sofrem acidentes vasculares cerebrais morrem após seis meses e a maioria dos sobreviventes mostram déficits neurológicos e deficiência residual significativa, o que torna esta doença a principal causa da deficiência ocidental funcional no mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.