• Projeto

Projeto "Bom de Bola" é apresentado ao presidente da Câmara; obra social completará um ano em agosto

17 de julho de 2025 \\ Geral

Apresentar o Projeto “Bom de Bola”, que tem como principal visão a inclusão, a socialização e a validação de crianças e adolescentes de Feira de Santana, bem como de seus familiares há cerca de um ano. Esse foi o propósito de uma reunião ocorrida na última quarta-feira (16), entre os membros do projeto e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima (União Brasil).

Na ocasião, os integrantes do projeto – Acácio Seixas, presidente; o ex-jogador profissional e fundador do projeto, Pastor Irailton Miranda – mais conhecido como professor Zanatinha Miranda, e Roberto Mauro, integrante da comissão técnica, convidaram oficialmente o presidente para o lançamento do primeiro ano oficial do projeto (que foi fundado em agosto de 2024), e, também, para que ele seja o padrinho do “Bom de Bola”.

“É um projeto lindo, que inclui várias crianças e as suas respectivas famílias, todas participativas, proporcionando a inclusão social e a transformação de vidas. Com certeza o projeto tem o nosso apoio, e acredito que de diversos outros vereadores desta Casa. Torço para que o projeto cresça e alcance outras localidades. Agradeço o convite e o apadrinhamento. Contem comigo”, declarou Marcos Lima.

O conhecido professor Zanatinha Miranda acredita que o esporte é uma ferramenta de transformação. “A iniciativa atende jovens de diversas localidades da cidade, incluindo os bairros Jardim Cruzeiro, Feira IX, Rua Nova, Baraúnas, Gabriela, Morada das Árvores, George Américo, Parque Ipê, Sobradinho, Cruzeiro e Jomafa”, conta.

Acácio Seixas, presidente do projeto “Bom de Bola” e, ainda, da Associação Beneficente Batista Sião – que também apoia o projeto, agradeceu o apoio de Marcos Lima, bem como da Casa Legislativa, “a esta obra social tão importante, que faz um trabalho com muito amor e dedicação”. Ele disse crer que “o projeto seguirá em frente com muito sucesso, pois Deus está no controle”.

SOBRE O PROJETO

Atualmente, cerca de 90 meninos e meninas, com idades entre 5 e 15 anos, participam das atividades esportivas do projeto, com foco especial no futebol, no campo e na quadra do Colégio Diva Matos Portela, situado no bairro Jardim Cruzeiro.

O “Bom de Bola” também tem uma turma de handball criada especialmente para as mães das crianças atendidas, sob a coordenação de Keu Miranda. A atividade funciona como uma roda terapêutica, fortalecendo vínculos, promovendo acolhimento e bem-estar.

A mais nova iniciativa será a inauguração de uma escola de balé, que atenderá 40 crianças, entre 5 e 12 anos, oferecendo novas possibilidades de expressão e desenvolvimento.

Além do esporte, o projeto oferece atendimentos com psicólogo, nutricionista, clínico geral e outros profissionais da área da saúde, “promovendo um cuidado integral às crianças e às suas famílias”, frisa Zanatinha Miranda. O “Bom de Bola” ainda conta com aulas de reforço escolar e tem a Rádio Web Sião FM — um canal de comunicação ativo com a comunidade, que tem programação diária.

“O Projeto Bom de Bola nasceu com muito amor e com o apoio de dezenas de parceiros, entre eles o Pastor Irailton Miranda, carinhosamente conhecido como Zanatinha. Há 30 anos ele lidera a Igreja Batista Sião, em Feira de Santana, e é uma das grandes forças por trás dessa iniciativa”, ressalta Acácio Seixas.

Ex-jogador de futebol profissional, como já foi dito, Zanatinha Miranda iniciou sua trajetória esportiva nas categorias de base do Fluminense de Feira, onde atuou dos 10 aos 14 anos. Depois foi levado para o Esporte Clube Bahia, jogando no time dos 14 aos 20 anos. Ao longo de sua carreira, também passou por clubes como Camaçari, Treze da Paraíba, Industrial de Santa Maria, Catuense, Atlético de Alagoinhas e União de Sergipe.

“Atualmente, com o objetivo de ampliar o alcance do projeto, estamos buscando parcerias com clubes de futebol profissional com o intuito de implantar uma formação técnica voltada à preparação de futuros atletas — unindo esporte, disciplina e propósito de vida”, afirma Zanatinha Miranda.

A sede própria do projeto está situada na rua Caitité, n° 595, bairro Jardim Cruzeiro. Além da Câmara Municipal, a Prefeitura de Feira também apoia o “Bom de Bola”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.