Rio Utinga é discutido em Audiência Pública na ALBA
O presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual José de Arimateia (PRB), presidiu até o início da tarde desta quarta-feira (15), a Audiência Pública sobre o Rio Utinga, responsável por abastecer pelo menos quatro cidades da Chapada Diamantina. A ocasião, lotou a Sala Eliel Martins, localizada no Parlamento Baiano, e teve o objetivo de discutir a atual situação do Rio que tem cerca de 70 quilômetros de extensão e padece com o severo desmatamento e a seca. O evento foi proposto pelos deputados Jacó (PT), Marcelo Veiga (PSB) e Eduardo Alencar (PSD) e contou com participação ativa de lideranças comunitárias, autoridades, indígenas, ambientalistas, moradores da região e agricultores.
Durante a Audiência Pública, o deputado Jacó (PT), falou do valor do Rio para o abastecimento de diversas cidades, inclusive a capital baiana, e lembrou que o nível de água do Rio Utinga está cada vez menor, gerando uma grande preocupação. “O Rio Utinga é muito importante para o abastecimento da população e agricultura de mais de cinco municípios na Chapada Diamantina, mas também abastece a região metropolitana de Salvador e está ameaçado. O nível de suas águas é cada vez menor. Defendemos o uso racional da água do rio, que deve ser prioritariamente para o consumo humano”, disse.
Preocupado, o deputado Arimateia ressaltou a importância do Rio Utinga, sobretudo no abastecimento de água na localidade e adjacências. Ele enfatizou ainda acerca da situação vulnerável dos moradores com as consequências diretas na economia local e cobrou um posicionamento por parte do Governo do Estado da Bahia. “O que existe é a falta de interesse com a execução de obras e Projetos já existentes em secretárias e órgãos responsáveis. Governador, Rui Costa, precisamos de sua sensibilidade para uma mudança de cenário, pois muitas famílias estão sofrendo diariamente e vulneráveis acerca dessa situação”, declarou Arimateia, destacando que irá fazer uma série de encaminhamentos para os órgãos competentes na expectativa de uma maior resolutividade.
Texto: Ludmilla Cohim
PUBLICIDADE PUBLICIDADEPolítica.
-
-
Em Brasília, Jerônimo Rodrigues debate prioridades na segurança, saúde e...
-
Câmara recebe projeto que regulamenta rateio de honorários de sucumbência
-
Audiência pública discute avanços das obras do VLT em Paripe
-
"Acompanhar o que vai ser feito", diz vereador, sobre financiamento de R$ 200...
-
Plenária do Vereador Lulinha da Gente lota espaço e reúne grandes lideranças...
-
Aprovado projeto que facilita ao contribuinte quitar débito com a Prefeitura
-
ACM Neto receberá título de Cidadão Feirense após 20 anos da promulgação do...
-
Vereador Luiz Augusto Reúne-se com Secretário de Agricultura e Lideranças para...
-
Galeguinho cobra ações contra surto de esporotricose em Feira de Santana
-
Comissão de Saúde da Câmara visita o Hospital da Mulher, nesta quarta
-
-
VEREADOR LULINHA PARTICIPA DE CULTO NA CÂMARA DE VEREADORES DE FEIRA DE SANTANA...
-
Lançado Programa de Gestão Participativa na Câmara; eficiência e humanização...
-
ROBINSON SUGERE NOME DE CARLOS PITTA PARA TEATRO DE FEIRA DE SANTANA
-
ROBINSON ALMEIDA CELEBRA OS 29 ANOS DO PROGRAMA DE RÁDIO ACORDA CIDADE